Parque Nacional Nahuel Huapi

O Parque e Reserva Nacional Nahuel Huapi é uma área protegida da Argentina.[1] Localizado na Patagônia argentina, ele se estende por 712 160 ha numa faixa de 50 a 60 km recostada sobre a Cordilheira dos Andes, ao sudoeste da província de Neuquén e noroeste da província de Rio Negro.

Vista do lago Huapi desde a ilha Vitória
Mapa.

O parque é o mais antigo dos parques nacionais argentinos. Foi criado em 1934, sobre a base da doação de três léguas quadradas (225.000 ha) feita por Francisco Pascasio Moreno em 1903 para sua criação.

A maior cidade dentro do parque é San Carlos de Bariloche, que serve de principal base para as atividades turísticas, de recreação, desportivas, e de pesquisas da natureza que se desenvolvem no parque. Villa la Angostura é outra localidade que se situa na orla norte do Lago Nahuel Huapi, dentro dos limites do parque.

Quanto à sua fauna e flora o parque apresenta três ambientes claramente distintos: o altoandino, o bosque úmido e a estepe patagônica.

A zona ocupada pelo parque foi percorrida e visitada em várias oportunidades pelo Dr. Francisco Pascasio Moreno, que em 22 de janeiro de 1876 foi o primeiro homem branco que chegou às orlas do Lago Nahuel Huapi desde o Oceano Atlântico.

Referências

  1. «Parque Nacional Nahuel Huapi». Intendencia del Parque Nacional Nahuel Huapi. Consultado em 15 de outubro de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.