Parque Nacional de Orango

O Parque Nacional de Orango situa-se na Guiné Bissau ,no Arquipélago dos Bijagós. Compreende as ilhas de Orango, Orangozinho, Meneque, Canogo e Imbone e os ilhéus de Adonga, Canuopa e Anhetibe. Tem uma superficie de 158 235 ha..O objetivo da sua criação é o de « Proteger e valorizar os ecossistemas, assegurar a conservação da diversidade biológica e uma utilização sustentável dos recursos naturais em prol da promoção do desenvolvimento social das populações[1]».

As lagoas do Parque
Localização do Parque,dentro do Arquipelago dos Bijagós

Localização

Localizado entre 10˚55´N e 15˚50´ - 16˚22´W[1].

Gestão

Criado em Dezembro de 2000 e gerido pelo Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP)[1]

Classificações do Parque

Reserva da Biosfera - 16 Abril de 1996, UNESCO e Sítio Ramsar - Zona húmida de importância mundial[1].

Flora

O Parque é constituída por mangais (cobre uma área de 16 000 ha)[1], por labirintos de água e savanas[2].Existem palmeiras (Elaeïs guineensis).

Fauna

No Parque existem populações de hipopótamos (Hippopotamus amphibius) ,de crocodilos (Crocodylus e C. Tatraspis tetraspis) , de tartarugas marinhas (Chilonia mydas ,Eretmochelys imbricata, Lepidochelys olivacea, Caretta carettae Dermochelys coriacea) ,de gazela-pintada (Tragelaphus scriptus), macaco-verde (Cercophitecus aethiops). Em termo de vida marinha existem lontras (Aonyx capensis), os manatins (Trichechus senegalensis) e os golfinhos (Sousa teuszii e Tursiops truncatus). Em termos de aves existem as andorinhas-do-mar (Sterna caspia e S. Maxima) ,o papagaio-cinzento (Psittacus erithacus) que é uma espécie rara e ameaçada na região.[1]

População Humana

Com uma população de 2 268 habitantes [1]repartidos por 33 aldeias ,sendo a maioria de etnia Bijagó.

Turismo

Existem instalações de Ecoturismo.

Referências

  1. «Parque Nacional das Ilhas de Orango (PNO)». IBAP Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas. Consultado em 18 de abril de 2018. Arquivado do original em 6 de janeiro de 2018
  2. «Presstur destino Parque Nacional de Orango». Presstur. 10 de março de 2017. Consultado em 18 de maio de 2017
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.