Parque das Nações (Santo André)

Parque das Nações é um bairro ao norte do município de Santo André (São Paulo), situado no 2º Subdistrito (Utinga), com área de 1 510 000 m², tendo por limites os córregos Jundiaí e Comprido, e as ruas Coréia, Progresso e avenida Estados Unidos.[1]

O humorista e apresentador brasileiro Danilo Gentili passou a infância e juventude em um cortiço no bairro.[2]

Histórico

Em 1925, Francisco Peruche realizou um loteamento de 72 alqueires da Fazenda Oratório, dando origem ao chamado "Parque Velho", região à esquerda da rua Oratório (sentido centro-bairro), que foi ocupada especialmente por europeus, com destaque para lituanos, eslavos, húngaros e italianos.[3] Além de vender o terreno, Peruche sugeria ao comprador que a construção das casas seguissem dois ou três modelos padronizados; o comprador escolhia um deles e os pedreiros do próprio Peruche iniciavam as obras.

Em mapas antigos desta fase do loteamento, é possível ler o seguinte registro: "Projeto do engenheiro civil Tito de Carvalho (dezembro de 1925), com alterações de quadras respeitados os limites do perímetro, de acordo com a planta original, pelo engenheiro civil Emilio Carnes; maio de 1928[4]".

Em 1938, iniciou-se a segunda etapa do loteamento, o "Parque Novo", à direita da rua Oratório. Esta região foi ocupada, basicamente, por migrantes do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e região Nordeste.[5]

Em 1950, tem início a construção da Igreja Senhor do Bonfim (ou Igreja do Bonfim), finalizada em 1975.[6]

Em 1956, ano em que o bairro recebeu iluminação pública, a área já estava totalmente ocupada. Em 1968, as ruas do bairro são asfaltadas.[7]

Dados

A Igreja Senhor do Bonfim é o símbolo do centro do bairro e também marca o início do principal trecho comercial, situado na rua Oratório.

É o quarto bairro mais populoso de Santo André, com cerca de 16 mil habitantes (2000)[8] ou aproximadamente 2,5% da população do município.

É considerado um dos bairros mais importantes da cidade, possuindo um centro de comércio e serviços bastante movimentado que atende a população do 2º Subdistrito e também de alguns bairros da Zona Leste de São Paulo, como São Mateus, São Rafael e Sapopemba.

Com exceção da Rua Oratório, principal do bairro, as demais ruas recebem nomes de países, principalmente os da Europa e Américas.

Em meados de 1987, o traçado de algumas ruas sofreu modificações para a implantação do Corredor Metropolitano de Trólebus, ligando o terminal de São Mateus a São Bernardo do Campo, inicialmente.

Referências

  1. PMSA. Caderno de Planejamento de Bairro - Parque das Nações. Santo André, 1991.
  2. zoio. «Danilo Gentili». Portal dos Jornalistas. Consultado em 7 de junho de 2020
  3. PMSA. op. cit.
  4. DIÁRIO DO GRANDE ABC. História dos Bairros XVIII. Santo André. 08 ago 1976.
  5. KLEEB, Suzana Cecília. Santo André - História dos Bairros. Santo André, SCEL/PMSA. 2002.
  6. KLEEB, Suzana Cecília. op. cit.
  7. EEPG Joaquim da Fonseca Saraiva. Maratin. Santo André, Segunda Delegacia de Ensino. 1988.
  8. PMSA. Anuário de Santo André. Santo André, 2009.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.