Passo Jungfraujoch

O Jungfraujoch é um passo de montanha que fica entre o Mönch e o Jungfrau a 3 471 m de altitude nos Alpes berneses[1] e que faz de fronteira entre o cantão de Berna e o cantão do Valais na Suíça, e a ascensão faz-se a partir de Lauterbrunnen.

Jungfraujoch
  acidente geográfico  
Passo Jungfraujoch
Localização
Jungfraujoch está localizado em: Suíça
Jungfraujoch
Coordenadas 46° 32' 55" N 7° 58' 59" E
País Suíça
Localização Berna - Valais
Características gerais
Tipo
  • rail mountain pass
Cordilheira Alpes berneses
Altitude 3 471 m
NAO FUNCIONA

Este é um acidente geográfico que faz de linha de separação das águas entre o mar Adriático e o mar Mediterrâneo.

Mesmo sendo um colo, devido à sua altitude só é atravessado por alpinistas e os primeiros a fazê-lo foram em julho de 1862 Leslie Stephen, F. J. Hardy, H. B. George, MM. Liveing, Moore, e Morgan, com os guias Christian Almer, Christian e Peter Michel, Ulrich Kaufmann, P. Baumann e C. Bohren.

Observatório

A leste deste colo fica um pico de 3 571 m onde se encontra o Observatório Sphinx que trabalha com o Global Atmosphere Watch e com o Network for the Detection of the Atmospheric Composition Change.

Observatório Sphinx

História

Para subir até o topo da montanha foi construída uma estação de trem, cujo transporte para em pontos de paisagem extremamente bonita e gloriosa. Porém, por trás dessa estação, houve grande perda de vidas para a construir: devido ao frio vários trabalhadores morreram de fome, doenças, congelamento, hipotermia e até mesmo deslizamentos.

Ver também

Referências

  1. «Passo Jungfraujoch». VIAF (em inglês). Consultado em 26 de novembro de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.