Pedipalpo

Em zoologia, chamam-se pedipalpos, ou simplesmente palpos, o segundo par de apêndices articulados e móveis do prossoma dos artrópodes do sub-filo Chelicerata, ao qual pertencem as aranhas, escorpiões, ácaros e algumas espécies marinhas. Os merostomados têm dois pares de pedipalpos.

Thelyphonida, em visão dorsal, com pedipalpos destacados em verde.

Os pedipalpos encontram-se localizadas dos lados da boca, são articulados e servem, na maior parte das espécies para ajudar as quelíceras (o primeiro par) na alimentação.[1]

Em várias espécies de aranhas, os pedipalpos encontram-se modificados como órgãos copuladores. Na maioria das espécies são pequenos, mas nos escorpiões são grandes e terminam numa pinça e nos solífugos são alongados e confundem-se com um quinto par de patas.

Oxyopes salticus com pedipalpos aumentados.

Referências

  1. A palavra 'palpo' é usada na expressão "em palpos de aranha" (estar perto da boca da aranha), no sentido de estar em uma situação difícil.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.