Pedro Lobos

Pedro Lobos (Putaendo, 7 de dezembro de 1919Santiago do Chile, 30 de julho de 1968) foi um pintor e gravador chileno.[1]

Nasceu na Província de Aconcágua, onde começou a fazer seus primeiros desenhos, cheios de trabalhadores do campo, homens, mulheres e crianças. Viajou para Santiago e estudou na Escola de Artes Gráficas. Mas, grande parte de seu trabalho foi desenvolvido no estrangeiro. Esteve no México que, na década de 1930, era considerada a capital do muralismo mundial. Ali, junto a Diego Rivera, deu forma a um estilo colorido e harmônico, fortemente influenciado pelas temáticas populares, campesinas e do folclore. Continuou seus estudos no Brasil, sob a supervisão de Candido Portinari, com quem logrou depurar seu estilo.

Pedro Lobos é um pintor que não tem muitos murais no Chile; tem somente quatro murais, um deles no Teatro Metro de Valparaíso, e outro no Hotel La Frontera de Temuco.

É descrito como o pintor das alegrias pueris do povo e das crianças pobres de grandes olhos tris­tes.

Referências

  1. «Pedro Lobos» (em espanhol). Artistas Plásticos Chilenos de la Biblioteca y Centro de Documentación del MNBA. Consultado em 28 de julho de 2015. Cópia arquivada em 28 de julho de 2015


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.