Pedronhe

Pedronhe é uma aldeia da freguesia de Santiago de Besteiros, Concelho de Tondela, distrito de Viseu. Portugal. Fica a cerca de 2 km da vila do Caramulo, 15 km de Tondela e 13 km da A25 (saída Tondela) Situa-se na encosta oriental da Serra do Caramulo, numa zona de campos de cultivo e floresta, com uma vista privilegiada para o vale de Besteiros e Serra da Estrela.

Pedronhe

Cascata bica da pena

Geografia
País
Coordenadas

As principais atividades de produção são a agricultura, construção civil e avicultura.

Há uma capela no cimo da povoação onde é celebrada a festa em honra de Santo António (domingo seguinte ao dia 13 de Junho), animada por uma banda de música que dá a volta à povoação.

Existe uma mercearia, uma Associação Cultural Recreativa e Desportiva e uma empresa de materiais de construção civil.

Há uma cascata próxima, conhecida por bica da pena ou também por "bica d'água d´alte".

As referências conhecidas mais antigas de Pedronhe são de 1331, inventário dos bens da Sé de Viseu, existentes aquando da morte do bispo D. Gonçalo[1], e de 1437, carta de emprazamento feita por Gonçalo Lourenço a Vicente de Almofala e Afonso Anes de Pedronhe, e todos seus sucessores, do lugar das Laceiras, no couto do Guardião[2].

Capela de Pedronhe
  1. «Património da Sé de Viseu segundo um inventário de 1331». Imprensa da Universidade de Coimbra. Revista Portuguesa de História XXXII: p. 114
  2. «Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Gav. 3, mç 10, n.º 16». Arquivo Nacional da Torre do Tombo
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.