Pelješac

Pelješac croata padrão, dialecto local: Pelišac é uma península localizada no sul da Croácia, em Dubrovnik-Neretva, sendo a segunda maior península da país.[1] A partir do istmo que começa em Ston, para a parte superior de Cabo Lovišta, ela é de 65 km maior. O nome Pelješac é derivado do nome de uma colina acima de Orebić. Ao longo da história, outros nomes tem sido usados como: "Stonski", "ponta Stagni", "Ponta de Stagno" e "Sabioncello". Sua principal cidade é Ston, com suas grandes fortificações, construídas pela Republica do Dubrovnik, que tem os segundos maiores muros na Europa e uma das mais antigas vidraças nesta parte do mundo. O estreito de Pelješac está localizado na sua outra ponta, que divide a península da ilha de Korčula.

Localização da península.

História

Pelješac foi descoberta muito cedo, próxima da idade da pedra Ilírios também habitaram habitam a península, na tribo Plereja, que também deixou para trás muitos traços da sua existência. Romanos vieram para Pelješac no século II A.C. e ficaram instalados até o durar a divisão do Império Romano. Depois Pelješac esteve sob a autoridade dos Bizantinos. No início dos da Idade Média, as fronteiras estavam em guerra e ao direito de propriedade sobre o Pelješac, em 1326, depois Dubrovnik conquistou a península em 1333, a partir do comando do imperador bósnio-sérvio Stephen Kotromanić. A chegada de Dubrovnik na península começou com ocorrente desenvolvimento em Pelješac. Abaixo da colina Podzvizd, foi construida a cidade Ston, e as suas paredes, que têm a missão de proteger a cidade. Feudalna foi o desenvolvimento da agricultura e das navegações (Stonski arsenal foi o segundo maior da República Dubrovnik) para fins de guerra, e também para o fim do tráfico de seres humanos. A regra de Dubrovnik durou de 1806 até 1808 quando a península foi ocupada pela França, e em seguida, abolida pela República Dubrovnik. O governo francês foi curto e não deixaou qualquer vestígio na península, durou até 1814. A raça austro-húngaro partilha até hoje o destino da região Dubrovnik.

Clima e vegetação

Pelješac pertence ao Mar Adriático, seu tipo de clima é caracterizado por verões quentes, longos e secos. O inverno é ameno e úmido. A temperatura do ar é relativamente elevada durante todo o ano, e apenas durante os meses de janeiro e fevereiro são inferiores a 10 °C. A cobertura vegetal de Pelješac é rica e variada, encontra-se por toda a parte vários tipos de árvores que abrangem a península. Também possui grande quantidade de ervas medicinais e aromáticas: menta, alecrim, salvia, lavanda e manjerona.

Geografia

Pelješac está localizada na parte sul da Croácia. É delimitado por canal de Neretva, golfo de Mali Ston, canal de Mljet e os canais de Pelješac. Estende-se quase paralelamente à direção da costa e de por termo a um longo terreno de 65 km. Sua área é de 348 quilômetros quadrados, sobre o continente, que é ligado a "Stonska prevlaka", cujo está sobre o maior estreito, cerca de 1450 metros. Prevlaka é a principal área e naturalmente é uma criação nanosima, o que mostra que Peljesac já foi uma ilha. A península também é montanhosa com uma grande quantidade de campos.

Galeria

Referências

  1. «Pelješac». VIAF (em inglês). Consultado em 15 de dezembro de 2019

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.