Pelourinho de Atouguia da Baleia

O Pelourinho de Atouguia da Baleia localiza-se na vila e freguesia de mesmo nome, município de Peniche, distrito de Leiria, sub-região do Oeste, em Portugal.[1]

Pelourinho de Atouguia da Baleia
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas

Está classificado como imóvel de interesse público desde 1933.[2]

É um pelourinho de estilo manuelino, com base de quatro degraus, actualmente apenas são visíveis três; coluna; capitel facetado, decorado pelas armas heráldicas dos Condes de Atouguia, das quais apenas resta a memória de terem sido picadas após o processo dos Távora, e pinha decorada.

A extinção do concelho de Atouguia da Baleia, em 1836, que transportou para Peniche a sede administrativa da região, deixou para trás este marco histórico fundamental, herança de um passado de autonomia e pujança económica, social e política.

Este pelourinho situa-se no seu local original, rodeado pela Igreja Matriz de São Leonardo, pela actual sede da Junta de Freguesia, antiga Casa da Câmara, e pelo que resta do castelo de Atouguia da Baleia.[3]

Ver também

Referências

  1. Pelourinho de Atouguia da Baleia na base de dados SIPA da Direção-Geral do Património Cultural
  2. Cf. Decreto-Lei n.º 23122 Arquivado em 11 de dezembro de 2013, no Wayback Machine., de 11 de outubro de 1933.
  3. Cf. IGESPAR, Pelourinho de Atouguia da Baleia.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.