Merosidade

Merosidade (do grego méros, que significa "ter partes") refere-se ao número de partes componentes num verticilo distinto de uma estrutura vegetal.[1] O termo é mais comumente usado no contexto da descrição da flor, onde se refere ao número de sépalas por verticilo do cálice, o número de pétalas por verticilo da corola, o número de estames por verticilo do androceu, ou o número de carpelos num verticilo do gineceu. O termo também pode ser usado para se referir ao número de folhas num verticilo de foliar.

Substantivo Adjectivo
2 partesdimeriadímero, 2-mero
3 partestrimeriatrímero, 3-mero
4 partestetrameriatetrâmero, 4-mero
5 partespentameriapentâmero, 5-mero
muitas partespolimeriapolímero
poucas partesoligomeriaoligómero

O adjetivo "n" refere-se a um verticilo com "n" partes, em que "n" é qualquer número inteiro superior a um.

Na natureza, cinco ou três partes por verticilo têm a maior frequência de ocorrência, mas quatro ou duas partes por verticilo não são incomuns. É importante notar que dois verticilos consecutivos de pétalas dímeras são frequentemente confundidos com pétalas tetrâmeras.[1]

Se todas as espirais de um determinado arranjo floral tiverem a mesma merosidade, diz-se que a flor é isómera, caso contrário a flor é anisómera.[2] Por exemplo, o Trillium é isómero, uma vez que todos os verticilos são trímeros (um verticilo de três sépalas, zero ou um verticilo de três pétalas, dois verticilos de três estames cada e um verticilo de três carpelos). O Trillium também tem um verticilo de três folhas.

Substantivo Adjectivo
partes iguaisisomeriaisómero
partes desiguaisanisomeriaanisómero

Galeria

Flor trímera de Tulipa clusiana (as três sépalas assemelham-se a pétalas)
Flor tetrâmera de Correa alba
Flor pentâmera de Crassula ovata

Ver também

Referências

  1. Ronse Decraene, L. P.; Smets, E. F. (1994). «Merosity in flowers: definition, origin, and taxonomic significance». Plant Systematics and Evolution. 191 (1–2): 83–104. doi:10.1007/BF00985344. Consultado em 22 de Novembro de 2019
  2. Eckel, P. M. «A Grammatical Dictionary of Botanical Latin». Consultado em 22 de Novembro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.