Pequeno Baco Doente

Pequeno Baco Doente (italiano: Bacchino Malato), também conhecido como Baco Doente ou Autorretrato como Baco, é um autorretrato pintado pelo artista barroco Michelangelo Merisi da Caravaggio, datado entre 1593 e 1594. Está exposto na Galleria Borghese em Roma. De acordo com o primeiro biógrafo de Caravaggio, Giovanni Baglione, é uma peça de gabinete pintada pelo artista usando um espelho.

Pequeno Baco Doente
Pequeno Baco Doente
Autor Caravaggio
Data c. 1593
Género Pintura
Técnica Óleo sobre tela
Dimensões 67 × 53 
Localização Galleria Borghese, Roma

História

A pintura data dos primeiros anos de Caravaggio em Roma, após sua chegada de sua terra natal Milão, em meados de 1592. As fontes deste período são inconclusivas e provavelmente imprecisas, mas elas concordam que, em algum ponto, o artista esteve extremamente doente e passou seis meses no hospital de Santa Maria della Consolazione.[1] De acordo com um artigo de 2009 na publicação médica norte-americana Clinical Infectious Diseases, a pintura indica que a doença de Caravaggio é provavelmente malária, pois a aparência amarelada da pele e da icterícia nos olhos são indícios de alguma doença hepática direta causando altos níveis de bilirrubina.[2]

O Baco Doente estava entre as muitas obras que compõem a coleção de Giuseppe Cesari, um dos primeiros empregadores de Caravaggio, e foi confiscada pelo colecionador cardeal-sobrinho Scipione Caffarelli-Borghese em 1607, juntos com o Rapaz Descascando Fruta e Rapaz com Cesto de Frutas.

Estilo

Afora seu suposto conteúdo autobiográfico, esta pintura inicial foi provavelmente usada por Caravaggio para colocar-se no mercado, demonstrando seu virtuosismo em pintar gêneros como natureza-morta e retratos e insinuando a habilidade em pintar as figuras clássicas da antiguidade. O ângulo de três-quartos do rosto estava entre os preferidos pelos retratistas do final do Renascimento, mas o que é surpreendente é a careta e a inclinação da cabeça, e a sensação muito real de sofrimento; uma característica mais compartilhada no barroco.

A natureza-morta pode ser comparada com com aquela contida em obras pouco posteriores como Rapaz com Cesto de Frutas e o Rapaz Mordido por um Lagarto em que os frutos estão em condição muito melhor, refletindo a melhor condição, tanto física quanto mental, de Caravaggio.

A pintura mostra a influência de seu mestre, the bergamasco Simone Peterzano, no uso da representação da musculatura tensa, e do austero estilo lombardo em sua atenção aos detalhes realistas.

Veja também

Referências

  1. «Grandes Pintores - CARAVAGGIO». Alma Carioca. Consultado em 9 de julho de 2012. Arquivado do original em 17 de julho de 2012
  2. IDSA (Jan. 1, 2009). «Clinical Infectious Diseases» (PDF). Clincal Infectious Disease
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.