Pero Garcia Burgalês

Pero Garcia Burgalês foi um poeta trovador nascido em Burgos, Espanha. Frequentou a corte de Afonso X, rei de Castela e Leão de onde Burgalês provinha, portanto, o escritor possuía origem castelhana. Provavelmente também conviveu com a corte de D. Afonso III, em Portugal, onde teria mantido relações com os trovadores Lourenço e Rui Queimado, considerado seu rival, chegando a escrever uma cantiga de escárnio para ele: Roi Queimado morreu con amor.

Obra

Vasta e variada, a obra de Pero Garcia Burgalês é composta por cinquenta e três composições: trinta e cinco cantigas de amor, duas de amigo, treze cantigas de escárnio e maldizer, uma sátira literária, um partimen (tenção fictícia) e uma tenção[nota 1] escrita de parceria com o jogral Lourenço, esta última de autoria duvidosa.

Seu estilo caracteriza-se por uma tendência para o excesso e a desmesura. Não hesita em colocar palavras brutais e obscenas, e até mesmo algumas mais insólitas (neologismos, arcaísmos, provençalismos). Utilizava com habilidade da retórica e no uso da ironia, inovando o gênero da cantiga de amor dando a ele mais vivacidade. Não foi à toa que as cantigas de amor receberam-lhe sua preferência.

Suas sátiras ganham como alvos sobretudo trovadores, jograis, soldadeiras (Maria Peres Balteira e Maria Negra), além de magistrados, que não escaparam à acusação de serem avarentos ou pederastas.

Notas

  1. composição poética constituída por um diálogo ou discussão entre dois trovadores

    Ver também

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.