Philip Oakey

Philip Oakey (Hinckley, Leicestershire, 2 de outubro de 1955) é um músico inglês conhecido por ser um dos pioneiros da música eletrônica desde 1977, como vocalista do grupo The Human League[1][2].

Philip Oakey
Philip Oakey
Philip Oakey em 2014.
Informação geral
Também conhecido(a) como Phil Oakey
Nascimento 2 de outubro de 1955 (68 anos)
Local de nascimento Hinckley, Leicestershire
Inglaterra
Nacionalidade britânico
Gênero(s)
Ocupação(ões)
Instrumento(s)
Período em atividade 1977-presente
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Página oficial Sítio oficial

The Human League

Em 1977, sem saber música, Philip Oakey foi recrutado por Martyn Ware e Ian Craig Marsh quando Adi Newton deixou o trio chamado The Future. Esta banda se caracterizava por usar apenas sintetizadores analógicos. Desta forma, Philip Oakey assumiu o vocal do grupo em meados de 1977.

Ao final deste mesmo ano, decidiram renomear o grupo para The Human League. A partir de então o The Human League mudou de formação inúmeras vezes, sendo que os fundadores Ware e Marsh saíram em 1980. No entanto, Oakey sempre se manteve à frente do grupo até hoje.[1][2]

The Human League é considerada uma das bandas pioneiras no uso de sintetizadores e tem vários clássicos como Human e Heart Like a Wheel; e alguns foram co-escritos por Oakey como Don't You Want Me e (Keep Feeling) Fascination.

Colaborações

Em 1985, se uniu ao ícone da música disco Giorgio Moroder para gravar um disco, do qual se destaca a música Together in Electric Dreams, que logo foi incluída nos shows do The Human League.

Referências

  1. «Human League Back in Big League» (em inglês). ContactMusic.com. 11 de janeiro de 2010. Consultado em 22 de janeiro de 2012
  2. «Human League record first album for nine years» (em inglês). Sheffield Telegraph. 12 de janeiro de 2010. Consultado em 22 de janeiro de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.