Arma de ar comprimido

Arma de ar comprimido (ou pistola de ar comprimido) é uma arma que utiliza a força do ar comprimido, em contraposição às armas de fogo, que se baseiam em reações químicas que produzem uma grande quantidade de gases ao queimar-se combustíveis como a pólvora.

Esquema de funcionamento de um tipo de pistola de ar comprimido.

Funcionamento

Elas geralmente consistem de uma carabina ou pistola, que tem uma câmara de pressão cujo ar é comprimido por um pistão e assim permanece por meio do mecanismo de gatilho. Quando o operador puxa o gatilho, a mola é libertada e libera o ar comprimido que passa para a câmara, onde se situa o chumbinho.

Sob a força do ar comprimido pelo pistão, o chumbo é forçado a atravessar o cano em alta velocidade, e uma vez no ar, iniciar o seu voo livre até o alvo. Os modelos mais econômicos e populares são normalmente de tiro único, ou seja: após engatilhar a arma, deve-se colocar manualmente um novo chumbinho na câmara. Esta ação é geralmente feita dobrando o cano para baixo, o que, por meio de uma dobradiça, aciona a mola que comprime mais ar e deixa a câmara exposta para o operador colocar uma nova munição.[1]

Usos principais

Em alguns países é permitida a caça com armas de ar comprimido, não sendo o caso da Espanha, onde só é permitido o tiro desportivo.

Poderiam classificar-se como armas de ar comprimido as réplicas de airsoft, já que a impulsão do projéctil sempre é por ar ou gás.[2]

Referências

  1. «Azbrazil» (em espanhol). AZSPORTS AIRSOFT E AIRGUNS. Consultado em 24 de janeiro de 2021
  2. «Armas de aire comprimido» (em espanhol). galeon.com. Consultado em 24 de janeiro de 2021

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.