Planalto Cundiboyacense

O planalto cundiboyacense é um espaço de terras altas e planas localizado na cordilheira oriental dos andes colombianos, entre os departamentos de Cundinamarca e Boyacá. Seu território coincide em grande parte com o antigo território dos muiscas.[1] O planalto compreende três regiões planas bem diferenciadas, estas são: a savana de Bogotá,[2] os vales de Ubaté e Chiquinquirá e os vales de Tunja, Duitama e Sogamoso.

História

Neste lugar existiu a cultura abriense (entre o 10 000 e o 600 a. C.). Depois ocuparam esta região os muiscas.

No altiplano está o lugar do pacífico encontro de três conquistadores espanhóis, Gonzalo Jiménez de Quesada, Sebastián de Belalcázar e Nicolás de Federmann em 1538 após a fundação hispânica de Santafé de Bogotá no lugar onde se encontrava a villa muisca de Bacatá.

Limites

O planalto encontra-se rodeado de numerosas montanhas, já que fica no meio da Cordillera Oriental. Ao sul, encontra-se a Savana de Bogotá, a planície mais extensa dos andes colombianos, que ao mesmo tempo limita com o Páramo de Sumapaz. Ao Norte, limita com as montanhas do Santander, ao oeste com as numerosas montanhas da cordilheira que o separam do Piedemonte llanero e ao leste com as outras montanhas que o separam do Vale da Magdalena.

Cidades 

Sobre o planalto encontram-se as cidades de Bogotá (capital de Colômbia, do Distrito Capital e do departamento de Cundinamarca), Tunja, capital do departamento de Boyacá e distrito histórico, cultural e universitário e Zipaquirá, a cidade salina da Colômbia e onde está a Catedral de Sal, a primeira das sete maravilhas de Colômbia.

Os lugares mais importantes do altiplano cundiboyacense são:

Bibliografia

Referências

  1. «Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica | Sociedades tribais e ourivesaria em Nova Granada*». ourosdacolombia.unifor.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 17 de fevereiro de 2017
  2. http://themeforest.net/user/xRicrdx, Jan Simecek -. «Ultimate». www.bogotapass.com (em inglês). Consultado em 16 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 17 de fevereiro de 2017
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.