Pastoral (arte)

Pastoral é um abordagem adotada nas artes e na literatura que se caracteriza pelo tratamento idealizado do estilo de vida dos pastores, retratados como pessoas simples que cuidam do gado em meio a paisagens bucólicas, (do grego βουκολικόν.[1][2]em conexão com a natureza, de acordo com as estações e as mudanças na disponibilidade de água e de pasto. Principalmente direcionadas ao público urbano, as obras pastorais apresentam as sociedades de pastores como livres da complexidade e da corrupção da vida nas cidades. Entre os escritores que usaram a convenção pastoral com grande sucesso estão os poetas clássicos Teócrito e Virgílio e, séculos depois, os ingleses Edmund Spenser (1552 – 1599), Robert Herrick (1591 – 1674), John Milton ( 1608 — 1674) , Percy Bysshe Shelley (1792 — 1822) e Matthew Arnold (1822 - 1888). [3]

Pastoral Landscape, por Alvan Fisher, 1854.

Referências

  1. βουκολικόν. Liddell, Henry George; Scott, Robert; A Greek–English Lexicon no Perseus Project. βουκόλος. Liddell, Henry George; Scott, Robert; A Greek–English Lexicon no Perseus Project.
  2. Harper, Douglas. «bucolic». Online Etymology Dictionary
  3. «Pastoral literature». Encyclopædia Britannica. Consultado em 28 de agosto de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.