Pointe-à-Pierre

Pointe-à-Pierre ( /ˌpɔɪntəˈpɪər/) é uma cidade de Trinidad e Tobago. Encontra-se ao norte de San Fernando e ao sul de Claxton Bay. É mais conhecida por ser o local da maior (e agora única) refinaria de petróleo do país, administrada pela Petrotrin, a empresa estatal de petróleo.

Pointe-à-Pierre
Refinaria de petróleo de Pointe-à-Pierre
Refinaria de petróleo de Pointe-à-Pierre
Refinaria de petróleo de Pointe-à-Pierre
Localização
Localização de Pointe-à-Pierre
Localização de Pointe-à-Pierre
País Trinidad e Tobago
Região Couva-Tabaquite-Talparo
Características geográficas
População total  (2011)[1] 460 hab.

A cidade foi construída e é habitada por funcionários da empresa. As instalações oferecidas aos residentes incluem uma escola primária, um iate clube e um clube contendo uma piscina, quadras de tênis e squash (e em meados da década de 1960, um campo de golfe de 18 buracos e uma escola secundária, dos quais apenas o campo de golfe permanece).

A refinaria de petróleo foi originalmente construída pela Trinidad Leaseholds Limited (TLL) e expandida pela Texaco. Foi transferida para a Trintoc quando o governo comprou os ativos em terra da Texaco Trinidad Limited e depois incorporou a Petrotrin.

A cidade também abriga a mundialmente famosa Pointe-à-Pierre Wild Fowl Trust, uma reserva de vida selvagem para aves aquáticas localizada dentro das instalações seguras da refinaria de petróleo Petrotrin.

Pointe-à-Pierre é separada de Marabella pelo rio Guaracara e de Gasparillo pela rodovia Sir Solomon Hochoy. Fica no Golfo de Paria e é um porto importante para a exportação e importação de derivados de petróleo. No extremo sul de Pointe-à-Pierre fica o Parque Guaracara, conhecido por suas partidas de críquete.

Pessoas de Pointe-à-Pierre

Residentes famosos/ex-moradores de Pointe-à-Pierre incluem:

  • Stephen Ames
  • Floella Benjamin
  • David Jenkins
  • Trevor McDonald

Referências

  1. «Community Register Couva Tab Tal. (Excel Document) - Trintoc (Point-a-Pierre)». CSO Trinidad and Tobago. CSO Trinidad and Tobago. 14 de julho de 2011. Consultado em 30 de outubro de 2017

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.