Pont-Aven

Pont-Aven é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Finisterra. Estende-se por uma área de 28,59 km². Em 2010 a comuna tinha 2 869 habitantes (densidade: 100,3 hab./km²).[1]

Pont-Aven
  Comuna francesa França  
Pintura de Paul Gauguin, sobre Pont-Aven, de 1894.
Pintura de Paul Gauguin, sobre Pont-Aven, de 1894.
Pintura de Paul Gauguin, sobre Pont-Aven, de 1894.
Localização
Pont-Aven está localizado em: França
Pont-Aven
Localização de Pont-Aven na França
Coordenadas 47° 51' N 3° 45' O
País  França
Região Bretanha
Departamento Finistère
Características geográficas
Área total 28,59 km²
População total (2018) [1] 2 869 hab.
Densidade 100,3 hab./km²
Código Postal 29930
Código INSEE 29217

Pont-Aven é designada "a cidade dos pintores" pelos numerosos pintores que aí estiveram, incluindo Gauguin.

Geografia

O porto de Pont-Aven.

A comuna de Pont-Aven é uma comuna próxima do litoral atlântico com o rio Aven a Este, em cujas margens se situa a pequena cidade Pont-Aven. As águas do rio penetram pelo meio de um caos de enormes rochedos antes de se encontrarem com o mar. Antigamente, essas águas animavam numerosos moinhos da pequena cidade.

A comuna de Pont-Aven engloba vastas porções de território não urbanizadas que pertenciam à comuna de Nizon antes da sua fusão em 1954 com a de Pont-Aven.

A norte da cidade, está o bosque do Amor.

Património

A igreja Saint-Joseph.
  • O Museu das Belas-Artes de Pont-Aven está aberto desde 1985. Desde o início fez uma importante campanha de aquisição, tendo atualmente cerca de 850 obras, indo da Escola de Pont-Aven à arte contemporânea.
  • A igreja Saint-Joseph foi reconstruída nos finais do Séc. XIX, sob os planos do arquiteto Joseph Bigot, no estilo neo-gótico.
  • No centro da cidade, podem-se ver diversas casas antigas: na rue des Meunières ou place Delavallée. As mais antigas datam do Séc. XV.
  • Ainda existem alguns moinhos, tais como: o moinho do Grand Poulguin (transformado em restaurante), o moinho de Rosmadec (restaurante gastronómico), o moinho David (que foi pintado por Gauguin).

Ver também

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021

Bibliografia

  • Les Peintres de Pont-Aven, André Cariou, Edições Ouest-France, 1994.
  • Gauguin et l'École de Pont-Aven, André Cariou, Edições Ouest-France, 2001.
  • Le Petit train de Pont-Aven, Annick Fleitour, Edições Ressac, 1999

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.