Ponte de Sequeiros

A Ponte de Sequeiros localiza-se nas proximidades da Aldeia Badamalos sobre o rio Côa, na União de Freguesias de Aldeia da Ribeira, Vilar Maior e Badamalos , município do Sabugal, distrito da Guarda, em Portugal.[1][2]

Ponte de Sequeiros
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas

Trata-se de exemplar de ponte fortificada sobre o rio Côa, que permite a travessia do rio numa vertente de grandes afloramentos graníticos, constituindo-se estes, por si próprios, numa defesa natural.

A Ponte de Sequeiros está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1951.[2]

História

De construção provável XIII, esta ponte seria um marco de fronteira entre Castela e Leão antes da incorporação das terras do Riba-Côa no território nacional pelo Tratado de Alcanices

Houve também o lugar de Sequeiros que teria dado nome à Ponte de Sequeiros e que no século XVI tinha ainda cerca de meia dúzia de residentes e no século XVIII constava do Cadastro ainda com 3 residentes. Actualmente desapareceu e nem vestígios das casas ficaram tendo a pedra utilizada na sua construção desaparecido talvez tivesse sido utilizada para a construção de novas casas ou para construir muros de demarcação de terrenos. Os residentes deste lugar provavelmente teriam como tarefa guardar a Ponte de Sequeiros que era um importante lugar de passagem tendo servido de posto alfandegário nos tempos em que rio Côa constituía a linha de fronteira entre os Reinos de Portugal e de Leão.

Características

Em estilo românico, a ponte é sustentada por três arcos plenos, sendo o central de maior diâmetro. Em um de seus lados apresenta uma torre de planta quadrada com vão também em arco pleno. O seu pavimento é lajeado com continuidade em calçada.

Ver também

Referências

  1. Ponte de Sequeiros, inː DGPC. Consultado em 18 out 2015.
  2. Ficha na base de dados SIPA

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.