Portão do Leão

Porta do Leão (em hebraico: שער האריות Sha'ar Ha'Arayot; em árabe: باب الأسباط [também conhecido como Portão de Santo Estevão ou Portão das Ovelhas]) está localizado na cidade velha de Jerusalém, em Israel. Localizado na parte leste da cidade antiga, do lado do Vale de Cédron, marca o início da caminhada que, na tradição cristã, Jesus teria passado antes de chegar ao Calvário pela Via Dolorosa.

Portão do Leão ou Portão de Santo Estevão.

O Portão do Leão foi construído pelos otomanos por volta de 1517, depois da derrota dos mamelucos do Egito. Diz a tradição que, o sultão Suleimã, o magnífico, tinha planos de nivelar a cidade de Jerusalém, mas que leões famintos estavam ao seu encontro para devorá-lo. Suleimã foi poupado ao prometer que construiria muros ao redor de Jerusalém para protegê-la de invasões de inimigos. Isso fez com que o leão fosse o símbolo da cidade, embora este já fosse representado na época do Reino de Judá, no qual Jerusalém era a capital.

Esculturas de Leões, sendo, na verdade, leopardos[1].

Referências

  1. «Website do Município de Jerusalém». Consultado em 24 de novembro de 2012. Arquivado do original em 17 de junho de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.