Potencial hídrico

O potencial hídrico reflete o estado termodinâmico da água, ou seja, a energia livre que as moléculas de água possuem para realizar trabalho. A água move-se de regiões em que existe um maior potencial hídrico (existe maior energia disponível na água) para regiões com um menor potencial hídrico.

Osmose

O conhecido processo da osmose é dependente de um gradiente de potencial hídrico. O potencial hídrico mede a tendência relativa para a água deixar uma localização em favor de outra. A água desloca-se dos sistemas em que a concentração de soluto é menor para os sistemas em que a concentração de soluto é maior, levando a uma equalização da concentração de soluto nos dois sistemas. Assim, podemos dizer que o potencial hídrico é inversamente proporcional à concentração dos solutos, pelo que uma solução mais hipertónica do que uma outra, terá um menor potencial hídrico, e vice-versa. Sucintamente, o potencial hídrico traduz a tendência da água para movimentar-se num determinado sentido.[1]

Referências

  1. Correia, Sandra (2014). «Potencial hídrico» (PDF). Revista de Ciência Elementar. Consultado em 18 de janeiro de 2021


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.