Prémio Literário Município de Lisboa

O Prémio Literário Município de Lisboa foi um prémio literário instituído pela Câmara Municipal de Lisboa.

Prémio Literário Município de Lisboa
Local Lisboa
País Portugal Portugal
Primeira cerimónia 1982
Última cerimónia 1987

O prémio foi entregue a uma obra de ficção, de 1982 a 1987, consistindo num valor de cem mil escudos[1]. Contemplava quatro tipologias: prosa de ficção, poesia, ensaio e teatro. A partir de 1988, a CML alterou o nome do prémio para Prémio Municipal Eça de Queiroz.[2]

Vencedores

  • 1982 – António Osório com Décima Aurora (Prémio de Poesia); José Saramago com Memorial do Convento (Prémio de Prosa de Ficção); Lídia Jorge com O Cais das Merendas (Prémio de Prosa de Ficção); Álvaro Salema com Tempo de leitura (Prémio de Ensaio Literário ou Biográfico)
  • 1983 – António Osório com Adão, Eva e o Mais (Prémio de Poesia); Vergílio Ferreira com Para Sempre ((Prémio de Prosa de Ficção); António Quadros com Poesia e Filosofia do Mito Sebastianista (Prémio de Ensaio Literário ou Biográfico)
  • 1984 – António Quadros com Fernando Pessoa - Vida, Personalidade e Génio leitura (Prémio de Ensaio Literário ou Biográfico); Lídia Jorge com Notícia da Cidade Silvestre (Prémio de Prosa de Ficção); Vasco Graça Moura com Os rostos comunicantes (Prémio de Poesia)
  • 1985 – Eugénio Lisboa com A matéria intensa ((Prémio de Poesia); António Alçada Baptista com Os Nós e os Laços (Prémio de Prosa de Ficção); Mário Ventura com Vida e morte dos Santiagos ((Prémio de Prosa de Ficção)
  • 1986 – Liberto Cruz com Jornal de Campanha (Prémio de Poesia); David Mourão Ferreira com Um amor feliz (Prémio de Prosa de Ficção)
  • 1987 – Baptista Bastos com A colina de cristal (Prémio de Prosa de Ficção); Jorge Reis com Aquilino em Paris (Prémio de Ensaio Literário ou Biográfico); Vasco Graça Moura com Ronda dos meninos expostos. Auto breve de Natal (Prémio de Teatro)

Referências

  1. Revista COLÓQUIO/Letras n.º 79 (Maio de 1984), pág. 118.
  2. «Prémio Literário Município de Lisboa». Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Consultado em 21 de dezembro de 2015[ligação inativa]
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.