Princípio diamante

Em matemática, e particularmente na teoria axiomática dos conjuntos, o princípio diamante (◊) é um princípio combinatório introduzido por Björn Jensen (1972) que é verdadeiro no universo construível[1] [2] e que implica a hipótese do continuum.[3]

"O princípio ◊ω1 é o mesmo que ◊."

Jensen extraiu o princípio de diamante de sua prova de que V = L implica a existência de uma árvore de Suslin[nota 1] [4] [5].

Definição

O princípio diamante ◊ (ouro) diz que existe uma seqüência-◊, em outras palavras, conjuntos de Aα⊆α para α<ω1 tal que para qualquer subconjunto A de ω1 o conjunto de α com A∩α = Aα é estacionário em ω1.

Mais geralmente, para um determinado número cardinal e um conjunto estacionário[nota 2] , a declaração ◊S (por vezes escrita como ◊ (S) ou ◊κ(S)) é a afirmação de que há uma seqüência de tal forma que:

  • cada
  • para cada é fixo em

O princípio ◊ω1 é o mesmo que ◊.

Propriedades e utilização

Jensen demonstrou que o princípio diamante ◊ implica a existência de árvores Suslin. Ele também mostrou que ◊ implica a HC. Também ♣ + HC implica ◊, mas Saharon Shelah deu modelos de ♣ + ¬ HC, deste modo ◊ (naipe ouro) e ♣ (naipe paus) não são equivalentes (sim, ♣ é mais fraco que ◊).[nota 3] [6]

Akemann & Weaver[7] utilizaram ◊ para construir uma C*-algebra servindo como um contra-exemplo para o problema de Mark Aronovich Naimark.[nota 4]

Teoria dos conjuntos combinatória

Ver artigo principal: Combinatória

Teoria dos conjuntos combinatória preocupa-se com extensões da combinatória finita para conjuntos infinitos. Isto inclui o estudo da aritmética de cardinais e o estudo de extensões do teorema de Ramsey tais como o teorema de Erdos-Rado.

Teoria descritiva dos conjuntos

Ver artigo principal: Teoria descritiva dos conjuntos

Ver também

Notas

  1. Uma árvore Suslin é uma árvore de altura ω1 de tal forma que cada ramo e cada de anti-corrente é no máximo enumerável. (Uma anti-corrente é um conjunto de elementos tais que quaisquer dois são incomparáveis.). Toda árvore de Suslin é uma árvore Aronszajn.
  2. conjunto estacionário ou fixo é um número cardinal de inúmeras co-finalidades , and cruza com cada clube definido em e depois em w é chamado de "conjunto estacionário" a.
  3. S (naipe paus) é uma família de princípios combinatórios que são mais fracos versões do correspondente S (naipe ouro), que foi introduzida em 1975 por Ostaszewski.
  4. O problema de Naimark é uma questão em análise funcional. Ele pergunta se todos os C*-álgebra que tem apenas uma representação irredutível até uma equivalência unitária é isomorfo a álgebra de operadores compactos em algum espaço de Hilbert.

    Referências

    1. HISTÓRIA DA FÍSICA E CIÊNCIAS AFINS SEÇÃO ESPECIAL: HOMENAGEM A KURT GÖDEL (1906-1978) por Sílvio R. Dahmen publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física - Rev. Bras. Ensino Fís. vol.28 no.4 São Paulo (2006) []
    2. Kurt Gödel: A sua influência na Informática (tal como a conhecemos)por Luís Caires, Universidade Nova de Lisboa (2006)
    3. KURT GÖDEL Constructor de Universos por Miguel Monsalve G. & José Alexander Vargas M. (2009) []
    4. Assaf Rinot, Jensen's diamond principle and its relatives, online
    5. The failure of diamond on a reflecting stationary set por Moti Gitik e Assaf Rinot (2011) []
    6. A. J. Ostaszewski, Em contavelmente compactos espaço perfeitamente normal, Jornal da Sociedade Matemática de Londres, 1975 (2) 14, pp. 505-516.
    7. Akemann, Charles e Weaver, Nik - Consistency of a counterexample to Naimark's problem (2004) no jornal cientifico Proceedings of the National Academy of Sciences, no volume 101, revista 20, paginas 7522–7525
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.