Prince of Persia (jogo eletrônico de 2008)

Prince of Persia é um jogo de ação-aventura e plataforma da série Prince of Persia. Foi desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft e lançado em 2 de dezembro de 2008 para os consoles Xbox 360 e PlayStation 3,[1][2] no dia 9 de dezembro do mesmo ano para Microsoft Windows[3] e em 24 de março de 2009 para Mac OS X.[4]

Prince of Persia
Produtora(s) Ubisoft Montreal
Editora(s) Ubisoft
Designer(s) Jean-Christophe Guyot
Motor Scimitar
Série Prince of Persia
Plataforma(s) PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, Mac OS X
Lançamento PS3, Xbox 360

    Microsoft Windows

    Mac OS X
    Gênero(s) Ação-aventura, plataforma
    Modos de jogo Single-player

    O jogo se passa na antiga Pérsia, apesar do século exato não ser revelado. No jogo, o jogador assume o papel do Prince, cujo nome não é revelado no jogo. O Prince é acompanhado por uma garota chamada Elika, que ele conheceu após uma grande tempestade de areia ter desviado-o de seu destino e ele ter chegado em uma terra misteriosa. Os jogadores atravessam vários ambientes distintos usando as habilidades acrobáticas do Prince, escalando e correndo pelas paredes, por exemplo. Ao longo da jornada, o jogador enfrenta vários inimigos que tentam impedir os protagonistas de purificar a terra da corrupção maléfica. O enredo do jogo e sua época são bastante baseados no zoroastrismo.[5]

    Enredo

    Época

    O jogo se passa na antiga Pérsia, em uma cidade-estado indefinida onde o zoroastrismo é a religião dominante. No centro da cidade-estado está um templo onde está preso o deus Arimã, que foi lá trancafiado pelo deus Aúra-Masda devido às suas tentativas de conquistar e corromper a região. Primeiramente, Aúra-Masda recuou, esperando que Arimã parasse quando não encontrasse nenhuma resistência contra ele, mas foi logo forçado a agir devido à conquista de Arimã da maioria dos países enquanto espalhava a praga da Corrupção. Aúra-Masda conseguiu aprisionar Arimã e a sua Corrupção dentro do templo com a ajuda de Aúra-Masda. Após este acontecimento, Aúra-Masda partiu do mundo para descansar do lado das estrelas, humilhado por não ter prevenção e ter agido mais cedo.

    Personagens

    Apesar da existência de vários personagens de títulos anteriores da série Prince of Persia, nenhum deles reprisam os seus papéis. Ao invés disto, o jogo se foca primariamente em um novo Prince e uma personagem secundária, Elika, e na exploração da dupla em uma cidade-estado persa não definida, purificando a região de Corrupção em uma tentativa de impedir a libertação total do deus Arimã, o antagonista principal do jogo. O Prince e Elika enfrentam quatro soldados de Arimã, conhecidos como os Corruptos. Estes personagens são conhecidos simplesmente por Hunter ("O Caçador"), Alchemist ("O Alquimista"), the Concubine ("A Amante") e the Warrior ("O Guerreiro"). Ao longo do jogo, o pai de Elika também se transforma em um corrupto, sendo conhecido pelo Mourning King ("Rei Melancólico").

    História

    A aventura começa com o Prince se perdendo em uma tempestade de areia, enquanto retornava de um roubo de uma tumba com o seu asno que carregava o ouro. A tempestade o faz perder o asno e, eventualmente, ele cai em um canhão. Em seguida, ele é surpreendido por Elika, que pula em cima dele e imediatamente continua a fugir de homens armados com alabardas. O Prince os derrota e consegue alcançar Elika. Ela então lhe pede que ele a ajude, seguindo-a até o templo do seu reino. Quando eles chegam no templo, o pai de Elika, que comanda os perseguidores da mesma, destrói a Árvore da Vida, o que começa a libertar o deus das trevas Arimã. Com a Árvore da Vida destruída, Arimã começa a assolar a região com as suas trevas, ou "Corrupção". Elika então explica que existem vários solos férteis espalhados pela região a que ela deve chegar e purificar, para fazer com que a Árvore da Vida reganhe o seu poder e impeça que Arimã escape.

    Ao longo do processo em que o Prince e Elika chegam a estes solos e os purificam, Elika começa a revelar o seu passado; primeiro, a sua mãe faleceu, e depois ela fez o mesmo. O seu pai, conhecido como o "Rei Melancólico", não conseguiu suportar a sua mágoa e fez um acordo com Arimã: a vida de Elika em retorno da sua liberdade. Arimã primeiro ressucitou Elika e assim a manteve viva enquanto que seu pai cumprisse com a sua parte do acordo.

    Após derrotar os maiores subordinados de Arimã e limpar as terras de Corrupção, o Prince e Elika retornam ao templo para purificá-lo também; o último passo necessário para impedir a libertação de Arimã. Contudo, após entrar no templo, a dupla é confrontada pelo Rei Melancólico, desta vez totalmente consumido pela Corrupção. Após ele ser derrotado, ele pula no abismo em que está Arimã, o que resulta no mesmo aparecer para enfrentá-los. Elika consegue curar a Árvore da Vida e, para aprisionar Arimã novamente, ela transfere a própria vida à árvore, resultando em ela morrer novamente. O Prince, impulsionado pela tristeza, destrói a árvore, dando a sua força de vida para ressuscitar Elika, mas também libertando Arimã por completo. O Prince então carrega Elika para o deserto enquanto que o templo é destruído e Arimã escapa.

    Então, durante o conteúdo do "Epílogo" que se faz disponível para download, o Prince leva Elika para um palácio subterrâneo, numa tentativa de encontrar refúgio de Arimã. A dupla percorre o local, enfrentando os escravos de Arimã várias vezes. Elika várias vezes expressa desprezo sobre a decisão do Prince de libertar Arimã em troca da vida dela. Em uma última batalha contra o Rei Melancólico, o Prince o empurra para cima de alguns espinhos, empalando-o. A dupla então tenta sair de lá, já que Arimã aparece e tenta matá-los. Eles conseguem fugir dele, mas Elika deixa o Prince para procurar pelo Aúra-Masda.

    Referências

    1. «Ubisoft anuncia data de lançamento de Prince of Persia» (em inglês). Ubisoft
    2. Sinclair, Brendan. «Prince of Persia ganha previsão de data de lançamento» (em inglês). GameSpot
    3. «Ubisoft confirma datas de lançamento para Prince of Persia» (em inglês). Ubisoft. Consultado em 27 de junho de 2009. Arquivado do original em 19 de dezembro de 2008
    4. «Ubisoft anunca lista de títulos para Mac» (em inglês). TransGaming. Consultado em 27 de junho de 2009. Arquivado do original em 30 de junho de 2013
    5. «Q&A com Ben Mattes (produtor)» (em inglês). Kotaku

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.