Principado de Ansbach

O Principado de Ansbach [1] (Alemão: Fürstentum Ansbach) ou Marquesado de Brandemburgo-Ansbach foi um principado do Sacro Império Romano centrado na cidade bávara de Ansbach. Os príncipes Hohenzollern, governantes da terra eram conhecidos como marqueses, pois o principado era um marquesado.



Markgrafschaft Brandenburg-Ansbach / Fürstentum Ansbach
Marquesado de Brandemburgo-Ansbach / Principado de Ansbach

Estado do Sacro Império Romano-Germânico


1398  1806

Brasão de Armas de Ansbach

Brasão de Armas



Localização de Ansbach
Localização de Ansbach
O principado de Brandenburg-Ansbach em 1791, sobreposto sobre fronteiras modernas
Continente Europa
Região Europa central
Capital Ansbach
Língua oficial Frâncico oriental
Governo Principado
Período histórico Idade Moderna
  21 de Janeiro de 1398Repartição do Burgrave de Nuremberga
  1415–40União pessoal com o Eleitorado de Brandemburgo
  11 de Junho de 1420Reunião com o Principado de Bayreuth
  21 de Setembro de 1940Repartição
  1470–86Restauração da União pessoal
  2 de Dezembro de 1806Principado vendido ao Reino da Prússia
Atualmente parte de  Alemanha

História

O principado foi estabelecido com a morte de Frederico V, Burgrave de Nuremberga, em 21 de Janeiro de 1398, quando as suas terras foram divididas entre os seus dois filhos. O filho mais novo, Frederico VI, recebeu Ansbach e o mais velho, João III, recebeu Bayreuth. Após a morte de João III em 11 de Junho de 1420, os dois principados foram reunidos sob Frederico VI, que se tornou no Príncipe-eleitor Frederico I de Brandemburgo em 1415.

Com a morte de Frederico I em 21 de Setembro de 1440, os seus territórios foram divididos entre os seus filhos; João recebeu o principado de Bayreuth (Brandemburgo-Kulmbach), Frederico recebeu Brandemburgo e Alberto recebeu Ansbach. Posteriormente, Ansbach foi ocupado pelos filhos mais novos da Casa de Hohenzollern, e seus governantes eram chamados de Marqueses de Brandemburgo-Ansbach.

Em 2 de Dezembro de 1791, o príncipe reinante e Marquês de Ansbach, Carlos Alexandre, que também tinha assumido Bayreuth, vendeu a soberania de seus principados ao rei Frederico Guilherme II da Prússia. O Marquês era de meia idade e sem filhos, e Frederico Guilherme era seu parente e chefe da Casa de Hohenzollern. O Marquês mudou-se para a Inglaterra com a sua segunda esposa inglesa. Ansbach foi formalmente anexado em 28 de Janeiro de 1792.

Principes e Marqueses de Ansbach

Referências

  1. «Principality of Brandenburg-Ansbach» (em inglês). Heraldry of the World. Consultado em 3 de Dezembro de 2017

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.