Principado de Kiev

O Principado de Kiev (russo antigo: кънѧжьство Киевское, romanizado:  Kievskoe kniazhstvo; em russo: Киевское княжество, transl. Kievskoe kniazhestvo, em ucraniano: Kievskoe kniazhestvo, transl. Kyivske kniazivstvo) foi um principado do sul da Rússia com seu centro em Kiev que existia na era da Rússia Antiga e do Grão-Ducado da Lituânia.[1] Na antiga era russa, o Grande Ducado de Kiev ocupou a posição mais alta no sistema de hierarquia dos ruríquidas. Após o Congresso de Liubeche de 1097, a peculiaridade do Principado de Kiev em comparação com outras Terras-Principados foi a ausência de sua própria dinastia principesca. Ramos dos Ruríquidas de outros principados consideravam reinar em Kiev como um sinal de "antiguidade", o que regularmente levava a guerras internas pelo trono de Kiev.



Grão-Ducado de Kiev
Principado de Kiev

Estado Histórico


1132  1471
 

Brasão de Kievskoe kniazhestvo

Brasão



Principados russos entre 1054 e 1132 (Kiev em azul claro)
Continente Europa
Capital Kiev
Língua oficial Russo antigo
Religião Cristianismo Ortodoxo
Governo Monarquia
Período histórico Idade Média
  1132Fundação
  1471Dissolução
Moeda Zlatnik
Atualmente parte de  Ucrânia e  Rússia
 Nota: Este artigo é sobre um dos Principados russos dos séculos XII e XVI. Para o Estado eslavo oriental que se formou no século IX, veja Rússia de Kiev.

Ver também

Referências

  1. «Kyiv principality». www.encyclopediaofukraine.com. Consultado em 19 de abril de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.