Prova ontológica

Prova Ontológica ou Prova apriori é a consideração da ideia de ser perfeito. A prova é magistralmente simples, porém falaciosa.

O termo kantiano "a priori" significa a aquisição de todo tipo de conhecimento, sem passar pela via da experiência. Ex: três mais três é igual a seis. É um exemplo de um conhecimento a priori.

Assim, ela consiste em tentar mostrar que, porque existe em nós a simples ideia de um ser perfeito e infinito, dai resulta que esse ser necessariamente tem que existir, porque a existência é uma qualidade básica e fundamento de todas as outras qualidades.

Para alguns autores, a prova ontológica é falaciosa pois trata-se de petição de princípio, ao pressupor que "existência" é uma qualidade necessária a QUALQUER ser. Uma maneira fácil de demonstrar a falácia é verificar o absurdo de se pensar que, porque a ideia do ser "minotauro" (ou qualquer outro ser mitológico) existe em nossas mentes, os minotauros são necessariamente seres reais.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.