Psicopaniquismo

Psicopaniquismo ("Psychopannychia" = psyche "alma", pan-nychis "toda a noite" ,palavra que deriva do grego e que significa: "A vigília da alma") é uma doutrina que muitos creem que a alma não dorme durante a morte até a ressurreição. Após vários erros editoriais e de interpetação, o termo é usado em seu sentido contrário, o de sono da alma, o que apropriadamente seria hipnopsiquismo.[1]


Origem

A origem de todo pensamento que envolve o psicopaniquismo está no segundo livro de Calvino, escrito em 1534, que será também o primeiro sobre religião. O título completo era do livro de Calvino era: "Psychopannychia - tratado pelo qual se prova que as almas permanecem vigilantes e vivas uma vez que tenham deixado os corpos, o que contraria o erro de alguns ignorantes que sustentam que elas dormem até ao último momento".

Referências

  1. Gouillard, J. (1981) 'Léthargie des âmes et culte des saints: un plaidoyer inédit de Jean Diacre et Maïstor', Travaux et Mémoires 8: 171–86. Grabar, A. (1958)

Bibliografia

  • Gordon Melton, J. editor. Encyclopedia of American Religions.
  • Hewitt, Clyde E.Midnight and Morning: The Millerite Movement and the Founding of the Advent Christian Church.
  • The History & Character of Calvinism.
  • Mead,Frank S. Hill, Samuel S.Atwood, Craig D. Handbook of Denominations in the United States.

Ligações externas

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.