Pudong

Pudong (Chinês simplificado: 浦东; Chinês tradicional: 浦東; Pinyin: Pǔdōng), oficialmente conhecido como Pudong New Area (浦東新區, pinyin: Pǔdōng Xīn Qū), é um distrito de Xangai, China. Desde que a área começou a ser desenvolvida em 1990 quando os planos foram anunciados, Pudong tem emergido como o centro financeiro e comercial da China. Pudong abriga importantes marcos arquitetônicos como a Jin Mao Tower, a Oriental Pearl Tower e o Shanghai World Financial Center.[1]

Pudong
Nome oficial
(zh-CN) 浦东新区
Geografia
País
Municípios
Capital de
Área
1 210,41 km2
Coordenadas
Demografia
População
5 681 512 hab. ()
Densidade
4 693,9 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
sub-provincial district of the People's Republic of China (d)
state-level new area of the People's Republic of China (en)
district (China) (en)
Geminação
História
Fundação
Substitui
Chuansha County (en)
Identificadores
Código postal
200135
Website

Localização e geografia

Localização de Pudong na cidade de Xangai.

Pudong significa literalmente "Leste do (Huang)pu" a área de Pudong é limitada pelo Rio Huangpu no oeste e pelo Mar da China Oriental no leste. Pudong tem uma área de 522,8 km² e uma população de aproximadamente 1,5 milhões de pessoas. Pudong contrasta com Puxi, a parte velha de Xangai e a margem leste do Rio Huangpu, que é dividida em vários distritos administrativos. Como Pudong é um distrito geográfico muito grande, no futuro a área poderá ser dividido em distritos menores.

Governo

O governo de Pudong possui um status equivalente ao de sub província, o que confere uma certa autonomia em relação à prefeitura de Xangai. Isso se deve ao tamanho de Pudong e importância que essa zona econômica tem para a China.

Economia

Centro financeiro Lujiazui em Pudong, Xangai

Pudong era uma área de cultivo no meio rural até 1990, quando o governo chinês decidiu implantar uma Zona Econômica Especial no distrito. A parte ocidental do distrito de Pudong foi planejada para ser o novo centro financeiro da China moderna chamada Lujiazui Finance and Trade Zone. Alguns edifícios construídos em Lujiazui durante a década de 90 se tornaram verdadeiros marcos e representam a prosperidade da área. Os principais são a Oriental Pearl Tower e a Jin Mao Tower.

O produto interno bruto de Pudong foi estimado em RMB 210,88 bilhões (USD 25,5 bilhões) em 2005.

Waigaoqiao é a maior zona franca China Continental cobrindo aproximadamente 10 km² no nordeste de Pudong. The Jinqiao Export Processing Zone é a maior área industrial de Pudong cobrindo 19 km². Zhangjiang Hi-tech Park é a área de tecnologia e empresas cobrindo 17 km² na área central de Pudong.

Transporte

O Aeroporto Internacional de Pudong - Xangai foi inaugurado em 1999, no mesmo ano em que a linha 2 do Metrô de Xangai começou a operar entre Puxi (margem ocidental do rio) e Pudong. Um maglev começou a operar em 2004, o transrapid de Xangai transporta passageiros entre o aeroporto e a estação de metrô de Long Yang Road.

Pudong é conectado a Puxi por alguns túneis e cinco grandes pontes. A primeira das cinco pontes é a Nanpu Bridge (1991) seguida pela Yangpu Bridge (1993). A Xupu Bridge foi aberta em 1996. A última delas a ser inaugurada foi a Lupu Bridge, que se tornou a maior ponte arqueada quando concluída em 2002. Dois novos túneis ligando Lujiazui a Puxi estão sendo construídos.

Panorama de Pudong visto do Bund.

Ver também

Referências

  1. «Pudong». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 10 de julho de 2021
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.