REDD

REDD (do inglês Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation; em português, "Redução de emissões decorrentes do desmatamento e da degradação de florestas") é um mecanismo projetado para utilizar incentivos de mercado e financeiros visando a redução das emissões dos gases do efeito estufa oriundos da degradação das florestas e do desmatamento [1]. O desmatamento e a degradação florestal respondem por aproximadamente 11% das emissões de carbono. Este número é superior a todo o carbono emitido por exemplo pelo setor de transportes[2]. Basicamente, o mecanismo REDD cria a possibilidade de que iniciativas sejam recompensadas financeiramente por seus esforços relativos à redução de emissões de gases do efeito estufa. Estas iniciativas podem ser relacionadas a governos e a empresas.

Em 1997, o protocolo de Kyoto pautou as discussões relacionadas ao desenvolvimento de mecanismos que reduzissem as emissões de carbono. Foi nesta ocasião, que a semente do REDD como alternativa para redução das emissões relacionadas à mudança de uso e ocupação da terra foi lançada. No entanto, em 2003, na COP 7 em Marrakesh, o REDD é retirado de pauta e só em 2005, na COP 11 em Montreal é que o assunto volta a ser discutido. Até então, o mecanismo contemplava apenas as emissões relacionadas ao desmatamento e reflorestamento (REDD). É somente em 2007, durante a COP 13 em Bali, que as emissões relacionadas à degradação entram no contexto do mecanismo (REDD+)[3].

Embora apresentado como um meio de deter o desmatamento, a REDD encontrou resistência por parte de alguns grupos ambientalistas e indígenas, pois o mecanismo não garantia que as comunidades tradicionais da floresta tivessem acesso ao crédito gerado. Além disto, havia um receio de que as restrições impostas por uma área sub o mecanismo impedissem o acesso da comunidades tradicionais aos recursos florestais [4][5] [6].

Referências

  1. «O que é REDD+». redd.mma.gov.br. Consultado em 26 de fevereiro de 2021
  2. «What is REDD+? - UN-REDD Programme Collaborative Online Workspace». www.unredd.net. Consultado em 26 de fevereiro de 2021
  3. Holloway, Vivienne. The history of REDD Policy (PDF). 2009: Carbon Planet
  4. Is REDD the New Green? Indigenous Groups Resist Carbon Market-Based Forestry Scheme to Offset Emissions. Democracy Now!, 9 de dezembro de 2010.
  5. NO REDD Papers. Volume I. Novembro de 2011.
  6. Uma tragédia que se revela nos territórios. Três situações, uma em cada continente, explicitam como o mecanismo de Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação (Redd) acontece, na prática, em três comunidades indígenas. Por Winnie Overbeek. Porantim, setembro de 2014.

Ver também

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.