RS/6000

O RS/6000 (sendo RISC Sistema/6000), agora Sistema p5, é o atual servidor e estação de trabalho de padrão RISC baseado em UNIX da linha de produtos da IBM.

História

Anunciado em 1990, o RS/6000 substituiu o RT-PC. Esta família de servidores teve várias mudanças de nome durante a sua história. Ele era originalmente uma linha de estações de trabalho e servidores chamados RS/6000. A linha de servidores foi renomeada para eServer pSeries (servidores e da série p) em 2000 como parte da iniciativa de renovação de seus servidores padrão e. Com o advento do processador POWER5em 2004 a família foi reformulada para Servidores e p5. Agora com o movimento de simplificação das famílias de servidores e equipamentos de estocagem de dados para a legenda Sistema, a família foi renomeada novamente agora para System p5 em 2005. O Sistema p5 agora encampa a linha de produtos da IBM OpenPower.

Processadores

Desde o início o RS6000 foi baseado no IBM Power e nos processadores POWER2. Após o desenvolvimento do PowerPC instruction set architecture, muitos servidores de lower end e algumas estações de trabalho baseadas nos modelos do PowerPC tais como o 603 e 604e. Os servidores de Higher end e SP clusters ainda são baseados no POWER por sua excelente performance no floating point, enquanto a variente RS64 do PowerPC era desenvolvida para sistemas baseados para o ambiente comercial onde o processamento integer e throughput são mais importantes.

Recentemente, após o desenvolvimento do processador POWER4 a linha RS64 foi descontinuada e as diferenças entre throughput e number crunching optmized systems não mais existe.

Características

Todos os sistema p5 da IBM e Servidores e da família p5 suportam a DLPAR (Dynamic Logical Partitioning) com I/O Virtual e Micro Particionamento.

Normalmente o Sistema p usa o sistema operacional AIX e, mais recentemente, as versões de 64-bit do sistema operacional Linux.

Deep Blue

Deep Blue, um supercomputador baseado no RS/6000, foi o primeiro sistema computacional a ganhar uma partida de xadrez contra o renomeado campeão mundial (Garry Kasparov) usando um controle de tempo para o lance. Ele era um massively parallel, 32 nós, RS/6000, SP-baseado em sistema computacional enhanced com propósito especial 256 processadores para xadrez VLSI. Este programa para xadrez foi escrito em linguagem C e executado em um sistema operacional AIX. Ele era capaz de avaliar 200.000.000 posições por segundo.

Referências

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.