Rafael Pombo

Rafael Pombo (Bogotá, 7 de novembro de 1833 - 5 de maio de 1912) foi um poeta, jornalista e escritor de fábulas colombiano.[1]

Rafael Pombo
Rafael Pombo
Nascimento 7 de novembro de 1833
Bogotá
Morte 5 de maio de 1912 (78 anos)
Bogotá
Nacionalidade colombiano
Progenitores Mãe: Ana Maria Rebolledo
Pai: Lino de Pombo O'Donnell
Título Poeta Nacional da Colômbia , recebido em 20 de agosto de 1905

Biografia

É filho de Lino de Pombo O'Donnell e de Ana Maria Rebolledo, dois membros de famílias aristocratas de Popayán. Estudou matemáticas numa escola militar, abandonando as ciências para se dedicar à poesia. Parte para os Estados Unidos como secretário de uma delegação colombiana em Washington. É depois encarregue pela D. Appleton & Company para traduzir cirandas tradicionais anglo-saxónicas para espanhol. O resultado desse trabalho é, mais do que uma tradução, uma adaptação livre editada em dois volumes sob os títulos Cuentos pintados para niños e Cuentos morales para niños formales. Após 17 anos nos Estados Unidos, regressa à Colômbia onde trabalha como tradutor e jornalista, criando diversos jornais. A 20 de agosto de 1905 ele é premiado como Poeta Nacional da Colômbia. O seu estado de saúde deteriora-se progressivamente e morre em Bogotá a 5 de maio de 1912.

Referências

  1. «Biografia de Rafael Pombo». www.biografiasyvidas.com (em espanhol). Consultado em 23 de maio de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.