Ramisco

Ramisco é uma casta de uvas tintas portuguesa cultivada principalmente na região Colares DOC. Os vinhos varietais de Ramisco têm taninos muito marcados e adstringentes[1] , o que lhes permite envelhecer bem. Casta nobre e autóctone da região, plantada em pé-franco, nos característicos solos arenosos, livres de filoxera, a menos de 1 km da Costa Atlântica e a uma média de 110 m de altitude.

Ramisco
Ramisco
Espécie: vitis vinifera
Origem: Portugal Portugal
Cultivo: Portugal
Cor da uva: tinta


Vinificação:

Vindima no início de Outubro. Este vinho resulta de uma cuidada vinificação pelo processo clássico de “curtimenta”, com desengace a 70%, fermentação em depósitos inox com controlo de temperatura (26º-28ºC) e remontagem cuidadosa. O processo de estágio decorreu ao longo de 4 anos, passando primeiro o vinho por grandes tonéis de madeiras exóticas, seguindo-se pequenas barricas de carvalho e, por fi�m, o estágio em garrafa. Engarrafado em Setembro de 2013.


Notas de prova:

Quando jovem apresenta cor rubi e grande agressividade taninosa, características que se vão esbatendo ao longo do estágio. Nariz muito característico da casta, relacionado com ginja e leve resina de cedro. Na boca apresenta carácter Atlântico e balsâmico. Textura seca e austera com uma acidez mineral vincada.


Sugestões de consumo:

Casa muito bem com assados de carne, caça e cogumelos. Beneficia com a abertura prévia da garrafa e/ou decantação e deve ser servido a uma temperatura de 18º-19 ºC.


Notas analíticas:

Álcool: 12,0% alc/Vol Acidez total: 6,2 g/L Acidez volátil: 0,97 g/L pH: 3,65 SO2 livre/total: 20/88 mg/L Açúcar Residual: 2,1 g/L


Ver também

Referências

  1. J. Robinson Jancis Robinson's Wine Course Third Edition pg 148 Abbeville Press 2003 ISBN 0789208830
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.