Rangda

Rangda é a rainha demônio dos leyaks na ilha de Bali, Indonésia, segundo a tradicional mitologia balinesa. De compleição aterrorizante, Rangda, "a devoradora de crianças", lidera um exército de bruxos do mal contra Barong, o líder das forças do bem.

Rangda numa cena de dança Barong
Estátua de Rangda num templo
Performance da dança Barong com dançarinos com kris (adagas do Sudeste Asiático) e Rangda

Descrição

Rangda é importante na cultura balinesa, e apresentações retratando suas lutas com Barong ou com Airlangga nesse conto são populares atrações turísticas, bem como uma tradição. Ela é descrita como uma mulher de idade avançada quase nua, com cabelos longos e desgrenhados, seios pendurados e garras. Seu rosto é tradicionalmente uma máscara horripilante com presas e olhos arregalados, com uma língua comprida e saliente.

História

Bali é uma ilha hindu e é sugerido que Rangda também pode estar intimamente associada com Durga.[1] Ela também tem sido identificada com a deusa-mãe guerreira hindu, Kali, a deusa-mãe negra da transformação, destruição e proteção no hinduísmo.

Enquanto Rangda é vista como temível e por muitos como a personificação do mal, ela também é considerada, no entanto, uma força protetora em certas partes de Bali, bem como Kali é vista como uma deusa-mãe benevolente nos estados indianos da Bengala Ocidental, Assam e Kerala. As cores associadas a ela - branco, preto e vermelho - são idênticas às associadas a Kali. Sua iconografia é semelhante tanto à de Kali como de Chamunda, que estão intimamente relacionados.

Outras interpretações afirmam que Rangda pode ser derivada a partir do século XI da rainha javanesa Mahendradatta, que foi exilada pelo rei, Dharmodayana, por alegada prática de feitiçaria. O conto em torno disso é que ela começou a se vingar, matando metade do reino (que até então pertencia a ela e ao filho de Dharmodayana, Erlangga), com a praga antes de ser superada por um homem santo. O nome Rangda significa "viúva".

Rangda na ficção

  • Shin Megami Tensei III: Nocturne tem Barong como um inimigo recrutável. Tendo um Barong "falante" em seu partido falando com um Rangda selvagem pode levar a uma "Conversa Especial" ("Special Conversation") que se relaciona fortemente à forma como os dois se relacionam entre si na mitologia, bem como conceder um item para o jogador. Como muitos outros jogos de Shin Megami Tensei, a fusão de Barong com Rangda criará Xiva.
  • Persona 3 e Persona 4 têm Rangda como uma Persona. É representada muito próxima de uma de suas muitas representações em Bali, incluindo as unhas longas e a língua comprida.
  • Final Fantasy XIII tem Rangda como inimigo selvagem.
  • Em Os Cavaleiros do Zodíaco, temos o personagem Guilty, mestre de Ikki de Fênix e representante do Santuário de Atena na Ilha da Rainha da Morte, que usa uma máscara com as feições de Rangda como selo da deusa grega para manter os Cavaleiros_Negros retidos na ilha.

Referências

  1. Brinkgreve, Francine (1997). «Offerings to Durga and Pretiwi in Bali». Asian Folklore Studies. 56 (2). 242 páginas. Consultado em 24 de janeiro de 2009
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.