Regimento da Assembleia da República

O Regimento da Assembleia da República é o documento legal que rege o funcionamento interno da Assembleia da República Portuguesa[1].

Regimento da Assembleia da República (Portugal)
Propósito Reger o funcionamento interno da Assembleia da República Portuguesa.
Local de assinatura Lisboa Portugal Portugal
Autoria Governo de Portugal/Assembleia da República Portuguesa
Signatário(a)(s) Deputados da Assembleia da República Portuguesa
Criado 20 de agosto de 2007

No ordenamento jurídico português, o regimento, coadjuva a constituição, por exemplo, na decretação de estado de sítio[2].

História

O Regimento da Assembleia da República em vigor foi publicado com o n.º 1/2020, em 31 de agosto desse ano, tendo sido introduzidas alterações com o Regimento da Assembleia da República n.º 1/2023, de 9 de agosto, retificado pela Declaração de Retificação n.º 20/2023, de 19 de setembro. O regimento tem a sua égide constitucional fincada nos termos da alínea a) do artigo 175º. da Constituição Portuguesa[3].

Estrutura

O Regimento é estruturado numa literatura com 265 artigos distribuídos em 5 títulos[3].

Ver também

Referências

  1. CANOTILHO, J J; MOREIRA, Vital. Constituição da República Portuguesa Anotada . 4.ª ed., revista, vol I, Coimbra, Coimbra Editora, 2007. ISBN 978-972-32-1462-8.
  2. MIRANDA, Jorge. A Ratificação no Direito Constitucional Português (em pdf). IN: Revista da Faculdade de Direito
  3. Portugal, Assembleia da República (2023). «Regimento da Assembleia da República» (PDF). Consultado em 22 de outubro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.