Reino da Finlândia

O Reino da Finlândia foi uma tentativa breve de estabelecer o Príncipe Frederico Carlos de Hesse, cunhado do cáiser Guilherme II, casado com a irmã deste, a Princesa Margarida da Prússia, como Rei da Finlândia seguindo a independência finlandesa da Rússia.



Suomen kuningaskunta
Konungariket Finland

Reino da Finlândia

Estado satélite do Império Alemão


1917  1918
Flag Brasão
Bandeira Brasão de Armas
Localização de Finlândia
Localização de Finlândia
Continente Europa
Região Escandinava
País Finlândia
Capital Helsinque
Língua oficial finlandês e sueco
Governo Monarquia constitucional
Rei
 • 1918 Frederico Carlos de Hesse¹ (eleito)
Regente
 • 1917-1918 Pehr Evind Svinhufvud
Legislatura Parlamento
Período histórico Primeira Guerra Mundial
  06/12 de 1917Independência
  9 de outubro de 1918 deMonarca eleito
  9 de novembro de 1918 deRendição da Alemanha na primeira guerra mundial
  14/12 de 1918Trono renunciado
¹ O estilo do monarca deveria ser "Carlos I, Rei da Finlândia e Carélia, Duque de Alândia, Grão-Príncipe da Lapônia, Lorde de Kaleva e Norte"

Sob pressão do Império Alemão, a Finlândia havia declarado independência da Rússia em 6 de dezembro de 1917, levando a um debate acirrado sobre a declaração do novo Estado como uma república ou permanecer uma monarquia. Na época da declaração de independência, os monarquistas eram uma minoria no Eduskunta finlandês, e a Finlândia foi declarada uma república. Após a guerra civil, e enquanto o pró-republicano Partido Social Democrata foi excluído da Eduskunta, Frederico foi eleito ao trono do Reino da Finlândia em 9 de outubro de 1918.

Outros Estados similares

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Império Alemão ajudou a criar ou criou no antigo território do Império Russo os seguintes Estados clientes, fantoches, ou satélites, mas nominalmente independentes:


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.