Relicário

Relicário é um objeto para guardar relíquias de um santo.[1] Modernamente vem sendo utilizado como algo que se destine a guardar também hóstias ou imagens de santos.

Relicários em exposição na Catedral de Sevilha
Cruz de Relicário, Francês, c. 1180

O relicário (do latim relicarium, lugar dos restos / das relíquias) é um objeto que por vezes se assemelha muito a um ostensório, mas também pode assemelhar-se a uma caixa grande, dependendo do que se quer guardar. É o objeto litúrgico que usam para se colocar relíquias da Santa Cruz ou dos santos para a veneração dos seus fiéis. Por relíquia entende-se um fragmento da Santa Cruz ou dos corpos dos santos e beatos que, conforme definido pelo Segundo Concílio de Niceia em 787, são objeto de veneração.

O relicário, quando exposto à veneração dos fiéis, nunca deve ser colocado sobre o altar, pois este destina-se exclusivamente ao corpo e sangue do Senhor. Este deve sempre ser colocado sobre uma mesa digna.

"O Relicário pode ser conduzido em procissão e ser utilizado para dar a bênção ao povo antes da procissão final. Contudo, cuide-se que os fiéis não deem demasiada importância às relíquias em detrimento da Eucaristia."

Ver também

Referências

  1. «relicário». Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. Infopédia
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.