República Helvética

A República Helvética (em francês: République Hélvetique, em alemão: Helvetische Republik, em italiano: Repubblica Elvetica) foi um estado que durou por cinco anos, de 1798 à 1803.

Selo oficial da República Helvética (mostrando Guilherme Tell)


Helvetische Republik (ale)
République helvétique (fra)
Repubblica Elvetica (ita)

República Helvética

1798  1803

Bandeira de República Helvética

Bandeira
Localização de República Helvética
Localização de República Helvética
A República em 1802
Continente Europa
Capital Lucerna
Governo República Ditatorial
Presidente da República Helvética Napoleão Bonaparte
Legislatura Assembleia Nacional
Período histórico Guerras Napoleónicas
  1798Fundação
  1803Dissolução

Durante as Guerras Napoleônicas, os exércitos revolucionários moveram-se para o leste, englobando a Suíça em suas batalhas contra a Áustria. Em 5 de Março de 1798, a Suíça foi completamente invadida pelos franceses e a Confederação Suíça teve seu colapso. Em 12 de Abril de 1798 a República Helvética, "Una e Indivisível", foi proclamada; a soberania dos cantões e os direitos feudais foram abolidos. As forças de ocupação estabeleceram um estado centralizador baseado nas idéias da Revolução Francesa. Estas idéias "progressivas" tiveram ampla resistência, particularmente nas áreas centrais da confederação, e um levantamento em Nidwalden foi esmagado pelas forças de ocupação.[1]

Não havia unidade entre a velha confederação sobre o futuro da Suíça. Tentativas de golpe foram frequentes, mas os franceses se mantiveram no poder. As forças de ocupação arrasaram muitas cidades e vilas, assim como o velho estado. Isto tornou difícil a implantação de um novo estado trabalhador. Junto com a resistência local, problemas financeiros levaram a República Helvética a falhar como um estado. A instabilidade na república atingiu seu ápice em 18021803; em 1803 tropas adicionais francesas entraram no país.

Em 19 de Fevereiro de 1803, Napoleão Bonaparte introduziu a Ata de Mediação. Isto foi essencialmente um acordo entre a velha e a nova ordem. O estado centralizado foi abolido.

Em 1815 a República caiu das mãos de Napoleão. A partir daí ocorreu uma Restauração na Suíça, e em 1848 a Suíça toma as fronteiras atuais.

Há lembranças da República Helvética na Suíça moderna, como certos aspectos de alguns cantões e constituições.

Divisões Administrativas

Os antigos cantões soberanos foram reduzidos a meros distritos administrativos, e a fim de enfraquecer velhas estruturas de poder, novas fronteiras foram definidas para alguns cantões. O Ato de 1798 resultou nos 19 cantões seguintes:

Referências

  1. «Helvetic Republic». I.B. Tauris. 2012. Consultado em 18 de março de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.