República Maior da América Central

República Maior da América Central (em castelhano: República Mayor de Centroamérica) ou Grande República da América Central foi uma breve união entre Honduras, Nicarágua e El Salvador durante o período de 1896 a 1898. Foi uma tentativa de reviver a fracassada República Federal da América Central do início do século.[1]



República Mayor de Centroamérica
República Maior da América Central
1896  1898
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de América Central
Localização de América Central
Continente América
Região América Central
Capital Amapala
Governo República
História
  20 de Junho de 1895Tratado de Amapala
  15 de Setembro de 1896Fundação
  1 de Novembro de 1898Constituição
  21 de Novembro de 1898Dissolução

Os três países concordaram em estabelecer uma união com a assinatura do Tratado de Amapala em 20 de junho de 1895. Em 15 de setembro de 1896, depois que todos os países ratificaram o tratado individualmente, a união foi formalmente confirmada. Embora a Guatemala e a Costa Rica considerassem a adesão à república, nenhum dos dois países aderiram.

A república seria rebatizada de "Estados Unidos da América Central",[1] quando sua constituição entrou em vigor em 1 de novembro de 1898. A capital estaria localizada na cidade hondurenha de Amapala no Golfo de Fonseca. A união acabou dissolvida depois que o general Tomás Regalado tomou o poder em El Salvador, em 21 de novembro.

Antes de sua dissolução, a Grande República estabeleceu relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Ver também

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.