República de Bolívar

A República de Bolívar foi o primeiro nome oficial da Bolívia, dado em homenagem a seu libertador, Simón Bolívar, por sua luta em conseguir a independência da coroa espanhola.



República de Bolívar
República de Bolívar
1825  1826
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
¡La unión es la fuerza!.
("A união é a força!")
Localização de República de Bolívar
Localização de República de Bolívar
Território em 1825.
Continente América do Sul
Capital Sucre
Língua oficial espanhol
Religião católica romana
Governo República Presidencialista
História
  1825Fundação
  1826Dissolução
Moeda Escudo Boliviano

Limitava-se a norte e a leste com o Brasil, a sul com o Paraguai e Províncias Unidas do Rio da Prata, e a oeste com o Chile e o Peru. Este país possuía litoral marítimo ao ser declarado independente até 1879, quando foi deflagrada a Guerra do Pacífico. A costa do país era de aproximadamente 400 km².

A sublevações de Chuquisaca e La Paz foram o ponto de partida das guerras de independência. O país declarou sua independência em 6 de agosto de 1825 sob o nome de República de Bolívar, que foi alterado para República da Bolívia. Em 1826, o libertador Simón Bolívar outorgou ao país a primeira Constituição, que foi aprovada pelo Congresso de Chuquisaca.

Do mesmo modo, a Assembleia Deliberante nomeou o Libertador Bolívar, primeiro Presidente da República, que a chamou de Filha Predileta. Após a designação do país com seu nome, Bolívar fez a seguinte declaração:

Posteriormente, o nome do país foi modificado pela proposta do deputado de Potosí, presbítero Manuel Martín Cruz, que argumentou com a seguinte frase: "Se de Rômulo, Roma; de Bolívar, Bolívia".[1] A nova república adotou oficialmente o nome de Bolívia em 3 de outubro de 1825.[1] A alteração foi aceita e Bolívar, ao saber da mudança, se sentiu novamente agradecido.

Antonio José de Sucre, Grande Mariscal de Ayacucho, foi eleito o segundo Presidente da República da Bolívia.

Ver também

Referências

  1. «La República de Bolivia». Jorge Mier Hoffman. Consultado em 27 de janeiro de 2009
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.