Repositório institucional

Os repositórios institucionais são sistemas de informação que servem para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisa de instituições de ensino e de pesquisa, utilizando um software. O software mais utilizado no Brasil é o DSpace. Exemplos de outros softwares utilizados são EPrints, Fedora, Invenio e SobekCM.


Um repositório institucional é como uma biblioteca virtual que reuni diversas produções intelectuais de uma comunidade universitária (alunos de pós-graduação, técnicos e docentes das Universidades Federais) ou de qualquer outra instituição que deseja realizar, através de um software, um local para guardar seus textos, documentos e arquivos produzidos. O objetivo do repositório institucional é armazenar, preservar e disponibilizar na Internet textos e arquivos completos para acesso livre a todos que tiver acesso.

'Inclui documentos pertencentes aos acervos das diversas Unidades Acadêmicas e demais órgãos da Universidade." - Lume, repositório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

"Lume é o repositório de acesso às coleções digitais produzidas na UFRGS, como teses e dissertações, trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC), artigos, livros, patentes, recursos educacionais, entre outros documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade." Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023). Lume. Consultado em 01 de Agosto de 2023

Lume (2023). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/ Consultado em 01 de Agosto de 2023

Repositório Institucional (2023). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: Consultado em 01 de Agosto de 2023

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.