Rio Tâmega

O rio Tâmega (Támega em galego) é um rio internacional, que nasce na Serra de San Mamede, província de Ourense, (Galiza, Espanha) e desagua nas localidades de Entre-os-Rios e Torrão no rio Douro.

Rio Tâmega
Rio Tâmega
O rio Tâmega, em Chaves.
Mapa
Mapa
Comprimento 145 km
Nascente Serra de San Mamede, Galiza, Espanha
Altitude da nascente 960 m
Foz Douro
País(es) Espanha, Portugal Portugal

Entra em Portugal pela extensa veiga de Chaves, vale estrutural (linha de fractura, Verin-Régua), inactivo do ponto de vista sísmico. Este é de abatimento e dissimétrico, conservando ainda o testemunho sedimentar de importante fase lacustre. O rio Tâmega, seguindo sempre uma direcção Norte-Sul, serve de fronteira internacional numa extensão de cerca de 2 quilómetros.

Percurso

Na primeira parte do seu curso em Portugal,ficam-lhe a Este as alturas do Brunheiro (919 metros) e a Oeste os vários degraus que formam a serra do Larouco. Em Portugal, o Tâmega, banha a cidade de Chaves, as Terras de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena) passa por Amarante e Marco de Canaveses, desaguando finalmente no Douro nas localidades de Entre-os-Rios e Torrão.[1] Estabelece a fronteira entre os concelhos de Boticas e Vila Pouca de Aguiar.

Afluentes

Regime do rio

Amarante Rio Tâmega
Amarante Rio Tâmega

Devido às irregularidades do regime pluviométrico na área da sua bacia, o qual apresenta grandes variações anuais, originam-se consequentemente irregularidades no seu regime e no dos seus ribeiros. Assim,no fim do Verão, devido ao estio prolongado, a água corrente escasseia, originando-se grande degradação na sua qualidade. Pelo contrário no Inverno, com a abundância de precipitação e a fusão das neves que caem nas serras próximas, os caudais engrossam, transbordando por vezes. Senão, repare-se nas inúmeras referências marcadas em paredes de casas ribeirinhas ao Tâmega.

Aproveitamento Hidroeléctrico[2]

No Tâmega, o Centro de Produção do Douro possui um aproveitamento hidroelétrico - Barragem de Torrão (Marco de Canaveses) - construído em 1988, com uma potência instalada de 146 MW e uma produção média anual de 228 GWh estando ainda previstos novos empreendimentos em Vidago e Amarante.

Sistema Eletroprodutor do Tâmega

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos levados a cabo na Europa nos últimos 25 anos e contempla a construção de três aproveitamentos hidroelétricos na região do Alto Tâmega: Gouvães (bombagem), Daivões (turbinação) e Alto Tâmega (turbinação).

As barragens deverão estar concluídas em 2023 e o maior volume de trabalhos concentra-se entre os anos 2018 e 2020.

Estão previstos 1.500 milhões de euros de investimento e a criação de 13.500 empregos diretos e indireto durante o período de maior volume dos trabalhos (2018-2020). O complexo contará com uma potência instalada de 1.200 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.800 gigawatts hora (GWh), ou seja, 4% do consumo elétrico de Portugal.

Características básicas do escoamento da bacia vertente do Rio Tâmega[2]

Sup. total da bacia
(1000 km²)
EstaçãoSup. da bacia
(1000 km²)
N.º de anos de registoEscoamento anual
(1000 milhões de )
Caudal médio
(/s)
Caudal específico
(l/s/km²)
3,2
P.te Canavezes
3,2
33
médio: 2,2
máximo: 4,8
mínimo: 0,77
relação máximo/mínimo: 6
69
22

Imagens

Referências

  1. «Rio Tâmega». Infopédia online. Consultado em 27 de Janeiro de 2014
  2. «Barragem do Torrão». INAG. Consultado em 27 de Janeiro de 2014. Arquivado do original em 17 de outubro de 2012

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.