Robert Shapiro

Robert Shapiro (28 de Novembro de 1935 - 15 de Junho de 2011, Nova York). Químico norte-americano, recebeu seu PhD em química orgânica da Universidade de Harvard, tendo como orientador o laureado pelo prêmio Nobel R.B. Woodward. É conhecido por suas ideias controvertidas a respeito da origem da vida [1]. Opõe-se à ideia do mundo do RNA, sustentando que a emergência espontânea de uma molécula tão complexa como o RNA é altamente improvável. em seu lugar propõe que a vida surgiu a partir de reações autossustentadas e compartimentalizadas envolvendo moléculas simples: o "metabolismo primeiro", e não o "RNA primeiro" [2]. Declara que, em seu ponto de vista, a vida é uma consequência normal das lei da natureza e potencialmente comum no universo [3].

Referências

  1. Shapiro, R. (1986). "Origens. A criação da vida na Terra - um guia para o céptico", Gradiva, Lisboa, 1986 (tradução de J. Buescu do original inglês "Origins. A Skeptics guide to the creation of life on Earth", Summit Books, 1986).
  2. Shapiro, R. (2007). Uma origem mais simples da vida. Scientific American (Brasil) 6 (62), 36-43.
  3. Alvin Powell, NYU chemist Robert Shapiro decries RNA-first possibility Arquivado em 27 de outubro de 2008, no Wayback Machine., Harvard University Gazette, 23 October 2008

Ligações externas.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.