Rock in Opposition

Rock in Opposition (R.I.O.) é um movimento musical que representava uma coleção de bandas de rock progressivo, e que se baseia fortemente nas estruturas clássicas da música de vanguarda do final do século XX. Como outras vertentes de vanguarda, como Krautrock, deveria, segundo os fãs, ser apreciado e não simplesmente entendido. O senso de musicalidade é extremamente elevado, e desta forma, é melhor apreciado ao vivo, devido a mutação do som, onde é valorizada a improvisação livre dos músicos, como no Jazz. Dominado pelos acordes dissonantes, contagens de tempos ímpares, polirritmia, abstracismo, letras geralmente politizadas, este tipo de vertente do rock progressivo é frequentemente rejeitado pelos fãs conservadores.

Rock In Opossition
Origens estilísticas Música de vanguarda, Rock, Jazz, Música eletrônica
Contexto cultural Fim dos anos 1960 e início dos 1970 - Presente data.
Instrumentos típicos Violão, Guitarra, Vocal, Baixo, Teclado, Sintetizador, Bateria
Formas regionais
Inglaterra; Outras partes da Europa e do mundo (atualmente)

Os principais grupos representativos deste movimento, surgido com um primeiro show em 12 de Março de 1978, no New London Theatre são: Henry Cow (Reino Unido) Stormy Six (Itália) Samla Mammas Manna (Suécia) Univers Zero (Belgica) Etron Fou Leloublan (França)

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.