Rodrigo Teixeira

Rodrigo Abreu Teixeira (Rio de Janeiro, 02 de dezembro de 1976) é um premiado produtor de cinema e empresário brasileiro. Nascido no Rio e criado em São Paulo, se destaca como um dos únicos produtores brasileiros com ampla produção internacional. Produziu em 2017 Me chame Pelo Seu Nome, dirigido por Luca Guadagnino e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado.

Rodrigo Teixeira
Nascimento 19 de setembro de 1973
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação produtor cinematográfico
Prêmios

Em 2019, Rodrigo produziu o filme brasileiro A Vida Invisível, vencedor do prêmio Un Certain Regard em Cannes e The Lighthouse, vencedor do prêmio da crítica internacional no mesmo festival. Também lançou os filmes The Wasp Network e Ad Astra, ambos selecionados para estrear no festival de Veneza.

Biografia

Iniciou a carreira nos anos 1990 através da aquisição de direitos autorais de livros[1]. No início dos anos 2000, encomendou a coleção de livros Camisa 13, em que autores como Nelson Motta, Washington Olivetto e Ruy Castro escreveram cada um uma obra sobre o time de seu coração[1]. O livro sobre o Palmeiras se transformaria, em 2005, no filme O Casamento de Romeu e Julieta, dirigido por Bruno Barreto. Em 2006, lança com sua produtora RT Features o seu primeiro longa: O Cheiro do Ralo, adaptação dirigida por Heitor Dhalia do romance de Lourenço Mutarelli.

Frances Ha (2012), dirigido por Noah Baumbach, foi o primeiro sucesso internacional da carreira do produtor, que nos anos seguintes se consolidaria com filmes como A Bruxa (sucesso indie de crítica e bilheteria), Mistress America e Me Chame Pelo seu Nome, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor filme. No Brasil, também viria a produzir Alemão, Tim Maia e O Abismo Prateado.

Rodrigo é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, além de ser sócio em uma Joint Venture com Martin Scorsese para o investimento em novos diretores.[2] Em 2019, produziu o longa brasileiro de Karim Ainouz A Vida Invisível, escolhido para representar o Brasil no Oscar[3] e vencedor do prêmio Un Certain Regard no festival de Cannes. Também em Cannes exibiu pela primeira vez o segundo longa metragem de Robert Eggers, The Lighthouse, vencedor do prêmio da crítica internacional FIPRESCI[4]. Estreou no festival de Veneza os longas The Wasp Network, dirigido por Olivier Assayas e estrelado por Wagner Moura, e Ad Astra, ficção científica dirigida por James Gray e protagonizada por Brad Pitt.

Filmografia

Cinema

Televisão

Referências

  1. «Folha de S.Paulo - O acionista das letras - 11/01/2011». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 28 de agosto de 2019
  2. «Rodrigo Teixeira em 10 fatos: brasileiro indicado ao Oscar tem trabalhos com Scorsese e Pitt». G1. Consultado em 28 de agosto de 2019
  3. «'A Vida Invisível' é indicado do Brasil para tentar vaga no Oscar 2020». G1. Consultado em 28 de agosto de 2019
  4. Lang, Brent; Lang, Brent (17 de maio de 2019). «Meet RT Features Founder Rodrigo Teixeira, Producer of Three Films at Cannes». Variety (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.