Roman Malinovsky

Roman Malinovsky (1876 - 1918) foi um espião ao serviço da Okhrana, infiltrado no Partido Bolchevique nos anos que antecederam a Revolução Russa de 1917.

Roman Malinovsky

Participou da Revolução Russa de 1905. Foi preso em 1909 e expulso de São Petersburgo. Preso em Moscou em 1910, tornou-se agente da Okhrana recebendo 100 rublos por mês para delatar os membros do Partido Bolchevique e os locais em que guardavam literatura ilegal.

Em 1912, desconhecendo sua condição de informante da Okhrana, Lenin sugeriu o ingresso de Malinovsky no Comitê Central do Partido e defendeu a candidatura do mesmo à Duma. Tendo sido eleito, em 1912 assumiu a condição da líder da bancada bolchevique integrada por 6 membros.

Em 1914, o Partido investigou suas atividades e concluiu que não havia dúvida quanto à sua honestidade política. Sua traição só foi descoberta com a vitória da Revolução de Outubro com o consequente acesso aos documentos da Okhrana.

Preso em 1918, confessou ser um espião, tendo sido executado por fuzilamento.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.