Romantica

"Romantica" ("Romântica") foi a canção que representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção 1960 que se disputou em Londres, na sexta-feira, 25 de março daquele ano.

Romantica
País
Artista(s)
Língua
Italiano
Compositor(es)
Letrista(s)
Dino Verde
Resultado da final
8.º
Pontos da final
5
Cronologia de aparecimentos
◄ "Piove (Ciao, ciao bambina)" (1959)   
"Al di là" (1961) ►

A referida canção foi interpretada em italiano por Renato Rascel. Foi a décima-segunda e penúltima canção a ser cantada na noite do festival, a seguir à canção da Alemanha "Bonne nuit ma chérie", interpretada por Wyn Hoop e antes da canção da França "Tom Pillibi", interpretada por Jacqueline Boyer. Terminou a competição em 8.º lugar, tendo recebido um total de 5 pontos. No ano seguinte, em Festival Eurovisão da Canção 1961, a Itália foi representada por Betty Curtis que interpretou a canção "Al di là".

Autores

  • Letrista: Dino Verde
  • Compositor: Renato Rascel
  • Orquestrador: Cinico Angelini

Letra

A canção é de estilo chanson, popular nos primeiros no Festival Eurovisão da Canção. Rascel diz que a sua amante é muito romântica, que amá-la é como reviver na simplicidade a fantasia de quanto era jovem. Tece-lhe vários elogios, dizendo que ela era música que lhe inspirava a alma.

Outras versões de Rascel

Rascel lançou uma versão em francês, com o mesmo título e lançou uma nova versão com 3 min., 31 seg.

Versões de outros artistas

Em 1960, lançaram-se três versões em línguas diferentes. Em França Dalida lançou uma que esteve nos primeiros lugares do top francês. Uma versão em estónio pel Quarteto Masculino Estonian Radio intitulou-se "Romantika". Jane Morgan gravou uma versão em inglês da canção algum tempo depois do festival, em 1960. Piove (Ciao, ciao bambina)

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.