Rosental Alves

Rosental Calmon Alves é um jornalista e professor brasileiro[1], membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).[2]

Rosental Calmon
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Jornalista e professor

Biografia

Iniciou a carreira aos 16 anos, em 1968, depois de militar em jornais alternativos do movimento estudantil. Seu primeiro trabalho foi na redação de O Jornal, ainda como estagiário. Em 1969, mudou-se para Vitória, onde trabalhou em diversos jornais[3].

Voltando para o Rio de Janeiro, foi repórter da Rádio Tupi e da Rádio Nacional. Em 1973, entrou para o Jornal do Brasil, no qual trabalhou até 1995, com uma interrupção entre 1984 e 1985, quando foi editor-assistente da revista Veja.

Criou em 1991 o primeiro serviço de notícias em tempo real do Brasil, numa parceria entre o Jornal do Brasil e a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, foi responsável pelo lançamento do JB Online, o primeiro jornal brasileiro na internet.

Em 1996, mudou-se para os Estados Unidos, onde tornou-se professor, Chair em Jornalismo e Chair em Comunicação da Unesco na Universidade do Texas, em Austin. Assumiu também o cargo de diretor do Knight Center for Journalism in the Americas. Em 1997, criou o curso de jornalismo online na universidade[4].

Referências

  1. Rosental Calmon Alves Arquivado em 11 de maio de 2012, no Wayback Machine.. Investigative Reporting Workshop
  2. «Our Journalists: Brazil» (em inglês). icij.org. Consultado em 4 de abril de 2016. Arquivado do original em 16 de abril de 2016
  3. Entrevista: Rosental Calmon Alves. Profissão Repórter, outubro de 2001
  4. Rosental Calmon Alves (Centro Knight para Jornalismo nas Américas). ABRAJI

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.