Rui Mendes de Vasconcelos

Rui Mendes de Vasconcelos (1340 -?) foi um nobre medieval do Reino de Portugal e o primeiro senhor de Figueiró e de Pedrógão.

Biografia

Recebeu das mãos do rei D. João I de Portugal, por mercê, o Senhorio da vila de Caminha e de Terra da Nóbrega, localidade que corresponde a actual Ponte da Barca. Como cavaleiro destacou-se no combate contra os mouros em conjunto com o irmão, o mestre da Ordem de Santiago, D. Mem Rodrigues de Vasconcelos que comandou a Ala dos Namorados na Batalha de Aljubarrota.

Mais tarde veio a trocar as as terras de Baltar e Paiva com seu primo D. Nuno Álvares Pereira, cedendo-lhe este as terras de Basto e as honras de Frazão e Sanfins de Ferreira.

Foi ainda como militar que prestou socorreu à cidade de Coimbra, ainda na vigência do reinado de D. João I de Portugal que acompanhou em combate. "se meteo dentro da cidade com sua gente acudindo aos asaltos e sahindo aos encontros com tal honra q na defeza da terra lhe derão o 1.º lugar e na batalha pelejou na banguarda com esforso e vallor".

Veio a morrer por afogamento na Nau dos Estanques, que navegava no Rio Minho, junto à localidade de Monção, na altura em que acompanhava D. João I de Portugal a quando do ataque a Tui.

Relações familiares

Era filho de Gonçalo Mendes de Vasconcelos (1320 -1407) que foi alcaide-mor de Coimbra e de Teresa Rodrigues Ribeiro (c. 1320 -?) filha de Rui Vasques Ribeiro (1300 -?) e que foi o 2.º senhor do morgadio de Soalhães e de Marinha Gonçalves de Chacim (1310 -?). Casou com Constança Álvares (c. 1340 -?) de quem teve:

  1. Rui Vasques Ribeiro (1360 -?) e que foi o 2.º senhor de Figueiró e Pedrógão. Casou por duas vezes, a primeira com Ana Afonso e a segunda com Violante de Sousa;
  2. Maria da Silva (c. 1360 -?) casada com D. João Rodrigues Pereira (1340 - Monção), que foi senhor de Castelo de Paiva, Baltar e Cabeceiras de Basto.

Ver também

Bibliografia

  • Eugénio de Castro, Os Meus Vasconcelos, Coimbra Editora, 1.ª Edição, Coimbra, 1933. pg. 75.
  • Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. X-pg. 98 (Vasconcelos).
  • José Augusto Sotto Mayor Pizarro, Os Patronos do Mosteiro de Grijó, Carvalhos de Basto, 1ª Edição, Ponte de Lima, 1995. pg. 160.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.