S3 Graphics

S3 Graphics é uma empresa que projeta processadores gráficos para PCs. Foi fundada como S3 em janeiro de 1989 por Dado Banatao e Ronald Yara. Abriu seu capital na Nasdaq em 5 de março de 1993.

S3 Graphics
Atividade Informática
Fundação Janeiro de 1989
Destino já não existe
Sede San José, California
Pessoas-chave Dado Banatao
Ronald Yara
Produtos Aceleradores gráficos
Website oficial Inativa

Em 6 de julho de 2011, foi anunciado que a HTC Corporation compraria a participação da VIA Technologies na S3 Graphics, tornando-se assim a dona da S3 Graphics.[1]

S3 Graphics

Após lucrativos anos como uma empresa independente, passou por uma fase difícil com a transição da indústria para aceleradores gráficos 3D. A S3 se transformou em uma empresa de dispositivos eletrônicos domésticos e vendeu sua divisão de processadores gráficos para uma joint venture com a VIA Technologies por 323 milhões de dólares. A joint venture, S3 Graphics, continuou desenvolvendo e vendendo chipsets gráficos baseados nas tecnologias desenvolvidas pela S3. Tornou-se uma das empresas da VIA.

SONICblue

A quantia recebida da VIA Technologies, junto com investimentos da fabricante de microprocessadores taiwanesa UMC, possibilitou à S3 continuar no mercado. Em 15 de novembro a S3 mudou seu nome para SONICblue e seu símbolo Nasdaq para SBLU. O novo modelo de negócios priorizou os dispositivos de acesso à informação e mídia digital, entre as marcas criadas estão ReplayTV, Rio (o primeiro aparelho portátil de MP3) e GoVideo.

Em 21 de março de 2003, a SONICblue foi declarada falida.

Referências

  1. McGlaun, Shane (6 de julho de 2011). «VIA, WTI Sell Stakes in S3 Graphics to HTC». DailyTech. Consultado em 28 de janeiro de 2014

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.